Programa de inclusão musical da Proec recebe patrocínio

Em cerimônia realizada na UFPR nesta terça-feira (28), o reitor Zaki Akel Sobrinho anunciou o patrocínio feito pelo banco Itaú para o programa ‘Música para todos – programa de inclusão musical’, da Coordenadoria de Cultura da Proec. O valor de R$ 127 mil será utilizado ao longo do ano de 2011 para viabilizar as atividades do programa.

Para o reitor, um apoio tão significativo ‘é emblemático e encerra um ano muito produtivo com chave de ouro’. Akel ressaltou o apoio do banco nas áreas social e cultural, lembrando dos objetivos da UFPR em ‘fazer inclusão social com excelência acadêmica’.

O programa de inclusão musical pretende atender inicialmente 50 crianças de escolas públicas, proporcionando o ensino da música e despertando o interesse para o aprendizado de um instrumento musical. Crianças de 7 a 14 anos terão aulas de teoria musical, contato com instrumentos musicais e trabalho de voz. Após um trabalho de iniciação musical, as crianças terão a oportunidade de escolher um instrumento e ter aulas específicas, individuais ou em pequenos grupos.

Exultante com o patrocínio, a coordenadora do Música para todos, Doriane Rossi, explica que o patrocínio vai resolver muitas dificuldades do programa, como aquisição de instrumentos musicais, uniforme para apresentações e até o lanche, pois as crianças atendidas passarão a tarde tendo aulas.

Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Elenice Matos Novak, o patrocínio fortalece o projeto da UFPR e ‘dá respostas para as expectativas de vida de muitas crianças, que passam a enxergar o futuro de forma diferente’. Para Elenice, esse tipo de parceria garante mais projetos de inclusão social e cultural. A parceria de dez anos entre UFPR e Itaú foi lembrada pela superintendente do Poder Público Sul – São Paulo do banco, Marcia Regina Ganho Souza ‘é uma parceria muito boa e o programa vem ao encontro com a missão social do banco de inclusão de jovens’.

Este não é o primeiro projeto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura que atende crianças. O Curso de Dança Moderna e o Museu de Arqueologia e Etnologia também desenvolvem atividades formativas e ações educativas para crianças e jovens. ‘Vamos encher o Prédio Histórico de crianças. Estamos garantindo o futuro da Universidade’, diz Lucia Mion, coordenadora de Cultura da UFPR.

Reitor Zaki Akel anuncia patrocínio

Pró-reitora de Extensão e Cultura Elenice Mara Matos Novak