Programa de Capacitação mostra que é via efetiva de desenvolvimento do servidor

“Capacitação: a via de desenvolvimento do servidor da UFPR” é o slogan do Programa de Capacitação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da universidade, que está ofertando cursos que vão desde a gestão de pessoas no serviço público, passando pela atualização dos secretários e assistentes sociais ou até os muito específicos, como o uso racional dos medicamentos de alto custo ou a atualização em transfusões sanguíneas, entre outros, num total de 43 cursos.

“É um sucesso construído com a participação dos servidores, na medida em que eles próprios sugeriram os cursos hoje ofertados, projetados para seu desenvolvimento profissional e pessoal”, afirma Cirlene de Oliveira Pombo Schultz, coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Ela explica que, mais do que capacitar, os cursos do programa propiciam aos servidores a oportunidade de crescerem como pessoas. “O aprendizado se dá não apenas na teoria, mas também pelo convívio, pela troca de conhecimento entre os próprios servidores, que têm muito experiência para compartilhar”, afirma. “Estamos muito felizes, surpresos até com esse êxito, porque é um programa grande e ousado”, complementa Eliane de Oliveira Dias Ferrari, Chefe da Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas. Elas afirmam que muitos não acreditavam que tantos cursos e com tal qualidade pudessem ser ofertados ainda neste ano e que tudo só foi possível porque houve colaboração e parceria com os vários setores e unidades da universidade.

Se por um lado o Programa pensou em ofertar capacitações de qualidade e que atendessem à área de atuação e com utilização prática no ambiente de trabalho do servidor, por outro também se pensou em atender às especificidades de progressão funcional para o servidor. Por isso, os cursos foram ofertados por módulos, onde cada servidor pôde optar por fazer os que mais atendessem às especificidades da sua situação.

Neste semestre, o Programa volta-se para a realização dos eventos. Dia 27 de setembro será realizado o Seminário de Secretários da UFPR, encontro que objetiva a valorização desses servidores e que reunirá os cerca de 300 secretários da instituição, com palestras de integração e motivação. Serão realizados ainda os seminários para os assistentes sociais; de integração com novos servidores; da Semana do Servidor e de Gestão por Competência, este específico da área de recursos humanos.

Aula do curso de Atualização em Serviço Social
Foto: Izabel Liviski