Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa da UFPR avalia ciclo de vida e impacto de produtos no meio ambiente

Reitor Ricardo Marcelo Fonseca fala durante o lançamento do programa BioCycles (foto Marcos Sollivan)

A UFPR lançou na quinta-feira, 23 de maio, o Programa de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida de Produtos (BioCycleS), numa iniciativa dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira. Com atuação multidisciplinar, o programa irá implementar ações para avaliação de sustentabilidade de produtos e sistemas produtivos. O foco inicial será em produtos de origem vegetal, com foco na indústria florestal.

A coordenação geral do projeto é do professor Dimas Agostinho da Silva, que destaca que o programa é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem grande potencial de inserção na sociedade. “Por exemplo, as Normas ISO 14.040:2009 e 14.044:2009 estabelecem os princípios da avaliação de ciclo de vida”, observa.

O professor Marcelo Langer, vice-coordenador do BioCycleS, dá um exemplo prático. “Imagine um produto simples, um sapato. A análise vai incluir a matéria-prima, de onde veio, a mão-de-obra, os materiais usados, se podem agredir a saúde de quem usa ou o meio ambiente, como será feito o descarte desse produto, se o resíduo pode ser reutilizado ou se é poluente. Enfim, é um programa bem amplo, que avalia o impacto social, ambiental e de sustentabilidade”, diz.

A Avaliação de Ciclo de Vida também tem uma grande contribuição para a tomada de decisão na gestão da empresa e na melhoria da marca do produto perante os diferentes atores sociais.

O programa já conta com outras universidades parceiras, como a UTFPR, Estácio e a Unila, além de entidades de classe, como a Associação Paranaense de Empresas Reflorestadoras, CNPq, Capes, Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Klabin.

Alunos de graduação e pós-graduação, orientados por professores, farão as pesquisas. Para isso a UFPR oferta disciplinas de Avaliação de Ciclo de Vida para cursos de graduação diversos (opcional) e na pós-graduação em Engenharia Florestal. Já estão em andamento algumas pesquisas feitas por mestrandas da UFPR, envolvendo o sistema construtivo Wood frame, energia de biomassa florestal e celulose.

Empresas interessadas em obter avaliações de ciclo de vida de produtos podem procurar o professor Marcelo Langer. A avaliação de custos, prazos e viabilidade será feita de forma individualizada e o serviço realizado através de convênios com Fundações ligadas à UFPR.

Mais informações sobre o Programa BioCycleS são obtidas através do fone (41) 3360-4245 ou e-mail marcelolanger@ufpr.br.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...