Prograd seleciona propostas para Programa Licenciar; docentes podem submeter projetos até março

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Coafe), divulgou, nesta semana, edital para seleção de propostas de projetos do Programa Licenciar para o ano de 2022.

O Programa Licenciar foi criado em 2007 para apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão que visem ao desenvolvimento de projetos voltados à melhoria do ensino nos cursos de licenciatura da Universidade. Para participar, os professores devem, obrigatoriamente, ministrar componentes curriculares nos cursos de licenciatura da UFPR. No caso dos estudantes, são requisitos estarem regularmente matriculados em licenciaturas da instituição e serem aprovados no processo seletivo.

Conforme o edital, é necessário que a proposta esteja vinculada a um ou mais cursos da Federal do Paraná. Ela deve, ainda, contemplar a articulação entre o ensino nas licenciaturas e a educação básica da rede pública – de modo a promover a ampliação da formação acadêmica e integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. Acesse o roteiro aqui.

O período para submissão das propostas elaboradas pelos docentes começou nesta quinta-feira (10) e segue até o próximo dia 7. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio digital, com preenchimento de formulário disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – tipo de documento “Prograd Licenciar: Proposta de Projeto”.

A divulgação do resultado final da primeira etapa está prevista para o final do terceiro trimestre. O processo de seleção dos bolsistas será realizado de 24 a 31 de março.

Por Bruna Durigan

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves