Progepe orienta comunidade sobre atestados da gripe A

Para a categoria discente, a orientação é que, no caso de suspeita ou confirmação de gripe (sazonal ou H1N1), os discentes comuniquem, por telefone ou e.mail, à coordenação do seu curso.

Após o término da licença para tratamento de saúde, recomendada pelo médico assistente, o discente ou seu responsável deverá apresentar, nos CASAS 3 ou 4, o atestado médico contendo o CID – Código Internacional de Doenças. Nestes Centros, localizados respectivamente no Centro Politécnico e Setor de Ciências Agrárias, será feita a homologação do atestado que, em seguida, deverá ser entregue na coordenação do curso, para o devido registro e lançamento da licença médica.

Gestantes

Orientações específicas sobre cuidados e atestados também serão dirigidas às discentes gestantes. A este público é solicitado que se identifique e se disponibilize a receber orientação técnica, que será dada pelos médicos dos CASAS 3 e 4.

O agendamento da consulta poderá ser feito via telefone (CASA 3, Centro Politécnico, 3361-3066 e 3361-3643) e (CASA 4, Agrárias, 3350-5776 e 3350-5777).

As gestantes das categorias de técnicos administrativos e docentes, também deverão adotar o mesmo procedimento, porém, o atendimento será feito pelos profissionais do SAPS (Serviço de Avaliação e Perícia em Saúde) Para que seja feito o agendamento da consulta, as gestantes deverão ir pessoalmente no SAPS ou telefonar para os números 3360-4534/3360-4507 e 3360-4561 ou enviar e.mail para saps@ufpr.br.

A comunidade universitária (alunos, professores e técnicos administrativos) está sendo orientada, ainda, para que ao verificar sintomas súbitos de febre acima de 37,5 graus, dores pelo corpo e na garganta, seguidas ou não de tosse, deve afastar-se de suas atividades habituais e procurar imediatamente assistência médica.
Veja a seguir a íntegra da rotina dos procedimentos indicados pelos profissionais da CAIS – Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor da Progepe.

FLUXO DE ATENDIMENTO PARA GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

AOS DISCENTES DA UFPR

GRIPE A (H1N1)

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas (Ministério da Saúde).

1. ORIENTAÇÃO PARA ENTREGA DE ATESTADOS DOS DISCENTES ÀS COORDENAÇÕES DOS CURSOS E AOS CENTROS DE ATENÇÃO À SAÚDE – CASAs 3 e 4

a) O atestado deve ser identificado com CID (Código Internacional de Doenças) específico.

b) O discente deverá comunicar à Coordenação do Curso via telefone ou e-mail.

c) Após a permanência dos dias de afastamento recomendados pelo médico assistente, o discente ou seu responsável se dirige aos CASAs 3 ou 4 para homologação. A seguir, entregar o atestado à Coordenação do Curso para o devido registro e lançamento de sua licença.

2. ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTOS NOS CASAs 3 E 4 COM SUSPEITA DE GRIPE:

Antes de sair do Atendimento

• O discente receberá ao final da consulta médica o atestado com indicação de afastamento e CID correspondente, devendo comunicar imediatamente, via telefone ou e-mail, à Coordenação do Curso.

Obs.: Todos os atestados com CID específico de Gripe serão homologados fora do prazo pré-estabelecido de 3 (três) dias úteis, a partir da data de assinatura do médico assistente.

IMPORTANTE: Todo discente com sintomas súbitos de febre acima de 37,5 graus, dores pelo corpo, dor de garganta e tosse, deve afastar-se de suas atividades habituais e procurar imediatamente assistência médica.

ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES

UFPR

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS / DOCENTES / DISCENTES.

1. TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES:

Todas as servidoras docentes e técnico-administrativos da UFPR que sejam gestantes devem entrar em contato com o SAPS (Serviço de Avaliação e Perícia em Saúde) para identificação e orientação técnica em relação à GRIPE H1N1.

Fones: 3360-4534 / 3360-4507 e 3360-4561 (saps@ufpr.br)

2. DISCENTES:

As alunas da UFPR que sejam gestantes devem agendar atendimento médico nos CASAs 3 ou 4, para identificação e orientação técnica em relação à GRIPE H1N1.

Fones: CASA 3: 3361-3066 e 3361-3643

CASA 4: 3350-5776 e 3350-5777