Para a categoria discente, a orientação é que, no caso de suspeita ou confirmação de gripe (sazonal ou H1N1), os discentes comuniquem, por telefone ou e.mail, à coordenação do seu curso.
Após o término da licença para tratamento de saúde, recomendada pelo médico assistente, o discente ou seu responsável deverá apresentar, nos CASAS 3 ou 4, o atestado médico contendo o CID – Código Internacional de Doenças. Nestes Centros, localizados respectivamente no Centro Politécnico e Setor de Ciências Agrárias, será feita a homologação do atestado que, em seguida, deverá ser entregue na coordenação do curso, para o devido registro e lançamento da licença médica.
Gestantes
Orientações específicas sobre cuidados e atestados também serão dirigidas às discentes gestantes. A este público é solicitado que se identifique e se disponibilize a receber orientação técnica, que será dada pelos médicos dos CASAS 3 e 4.
O agendamento da consulta poderá ser feito via telefone (CASA 3, Centro Politécnico, 3361-3066 e 3361-3643) e (CASA 4, Agrárias, 3350-5776 e 3350-5777).
As gestantes das categorias de técnicos administrativos e docentes, também deverão adotar o mesmo procedimento, porém, o atendimento será feito pelos profissionais do SAPS (Serviço de Avaliação e Perícia em Saúde) Para que seja feito o agendamento da consulta, as gestantes deverão ir pessoalmente no SAPS ou telefonar para os números 3360-4534/3360-4507 e 3360-4561 ou enviar e.mail para saps@ufpr.br.
A comunidade universitária (alunos, professores e técnicos administrativos) está sendo orientada, ainda, para que ao verificar sintomas súbitos de febre acima de 37,5 graus, dores pelo corpo e na garganta, seguidas ou não de tosse, deve afastar-se de suas atividades habituais e procurar imediatamente assistência médica.
Veja a seguir a íntegra da rotina dos procedimentos indicados pelos profissionais da CAIS – Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor da Progepe.
FLUXO DE ATENDIMENTO PARA GRIPE INFLUENZA A (H1N1)
AOS DISCENTES DA UFPR
GRIPE A (H1N1)
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas (Ministério da Saúde).
1. ORIENTAÇÃO PARA ENTREGA DE ATESTADOS DOS DISCENTES ÀS COORDENAÇÕES DOS CURSOS E AOS CENTROS DE ATENÇÃO À SAÚDE – CASAs 3 e 4
a) O atestado deve ser identificado com CID (Código Internacional de Doenças) específico.
b) O discente deverá comunicar à Coordenação do Curso via telefone ou e-mail.
c) Após a permanência dos dias de afastamento recomendados pelo médico assistente, o discente ou seu responsável se dirige aos CASAs 3 ou 4 para homologação. A seguir, entregar o atestado à Coordenação do Curso para o devido registro e lançamento de sua licença.
2. ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTOS NOS CASAs 3 E 4 COM SUSPEITA DE GRIPE:
Antes de sair do Atendimento
• O discente receberá ao final da consulta médica o atestado com indicação de afastamento e CID correspondente, devendo comunicar imediatamente, via telefone ou e-mail, à Coordenação do Curso.
Obs.: Todos os atestados com CID específico de Gripe serão homologados fora do prazo pré-estabelecido de 3 (três) dias úteis, a partir da data de assinatura do médico assistente.
IMPORTANTE: Todo discente com sintomas súbitos de febre acima de 37,5 graus, dores pelo corpo, dor de garganta e tosse, deve afastar-se de suas atividades habituais e procurar imediatamente assistência médica.
ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES
UFPR
TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS / DOCENTES / DISCENTES.
1. TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES:
Todas as servidoras docentes e técnico-administrativos da UFPR que sejam gestantes devem entrar em contato com o SAPS (Serviço de Avaliação e Perícia em Saúde) para identificação e orientação técnica em relação à GRIPE H1N1.
Fones: 3360-4534 / 3360-4507 e 3360-4561 (saps@ufpr.br)
2. DISCENTES:
As alunas da UFPR que sejam gestantes devem agendar atendimento médico nos CASAs 3 ou 4, para identificação e orientação técnica em relação à GRIPE H1N1.
Fones: CASA 3: 3361-3066 e 3361-3643
CASA 4: 3350-5776 e 3350-5777
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Celsina Alves Favorito
Falas em mesas redondas destacaram a atuação dos movimentos sociais e dos coletivos de periferia para viabilizar manifestações […]
De 22 de maio a 20 de junho, Curitiba recebe a exposição “Fanzine Ovo de Colombo”, que busca resgatar um momento histórico da mobilização estudantil paranaense.
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação UFPR Em 2025, a Lei nº 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, […]
A Universidade Federal do Paraná realiza, de quinta (22) a domingo (25), a primeira edição do Universo UFPR […]