Professores, estudantes e funcionários elegem hoje o novo reitor

Pela manhã o movimento foi tranqüilo em todos os campi, de acordo com o presidente da Comissão encarregada de organizar o processo, Antonio Néris – da diretoria do SINDITEST. O maior movimento era esperado para o horário de almoço e no período da tarde. A votação vai até às 21 horas.

A consulta para escolha do novo reitor envolve cerca de 40 mil pessoas, sendo aproximadamente 29 mil estudantes; seis mil servidores técnico-administrativos; 3,7 mil, professores; e 2,4 mil, funcionários da FUNPAR lotados na UFPR. Inicialmente, apenas os 1,1 mil funcionários da Fundação lotados no Hospital de Clínicas poderiam votar, mas uma liminar da justiça concedida na tarde de terça-feira estendeu o direito ao conjunto do quadro de trabalhadores da fundação.

CANDIDATOS – Apesar de só estar vago o cargo de reitor, com a exoneração do reitor Carlos Moreira Júnior, em 04 de junho deste ano, duas chapas disputam a eleição: uma formada pelos professores Cid Aimbiré (reitor) e Francisco Mendonça (vice-reitor) e outra por Zaki Akel Sobrinho (reitor) e Rogério Mulinari (vice-reitor).

QUEM VOTA – Podem participar do processo eleitoral os integrantes da comunidade universitária que ingressaram na UFPR até o último dia 28 de julho. Estudantes dos cursos de pós-graduação, servidores e professores aposentados também estão aptos a votar. Os estudantes da Escola Técnica podem votar, à exceção dos matriculados em cursos a distância. Para votar, basta levar um documento de identidade com foto.

Os trabalhadores da FUNPAR não lotados no HC votam na urna localizada na sede do Sinditest, na Rua Marechal Deodoro, 1899, das 8 horas às 18 horas.

A apuração dos votos deve começar por volta das 22 horas, será realizada no Teatro da Reitoria. O resultado deve ser divulgado na manhã de quinta-feira, segundo o presidente da Comissão.

Funcionário deposita seu voto na urna.
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS