Professores discutem propostas para o Plano Nacional de Educação

Conferência Estadual de Educação. Foto:Marcos Solivan

A UFPR esteve representada na solenidade de abertura da Conferência Estadual de Educação do Paraná, no Centro de Convenções de Curitiba. O reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari e a professora Andréa Caldas, diretora do Setor de Educação compareceram à cerimônia. Foi a UFPR que deu início à série de 222 encontros realizados em todo estado para colher propostas ao Plano Nacional de Educação que deve ser votado pelo Congresso Nacional. Diversos professores da Universidade coordenaram as discussões que começaram em 2001.

Reitor Zaki Akel Sobrinho na abertura do evento. Foto:Marcos Solivan

Os debates reuniram 51 mil professores em diversos municípios, com centenas de propostas que estão sendo analisadas em Curitiba até o fim da tarde de quarta-feira(26). Para o encontro vieram delegações de professores de todo estado. As propostas para melhorar a educação vão ser levadas para a Conferência Nacional de Educação, marcada para fevereiro de 2014, em Brasília.

Financiamento ─ Para o secretário de Educação e vice-governador Flávio Arns, o maior desafio para os próximos anos é conseguir recursos suficientes. O secretário defende um orçamento que permita melhorar o salário e a capacitação dos professores, ter recursos tecnológicos em sala de aula, escolas bem estruturadas, cuidadas e com transporte adequado.

Professora Andréa Caldas, diretora do Setor de Educação. Foto: Marcos Solivan

Já o reitor Zaki Akel Sobrinho defendeu novas políticas públicas desde a educação infantil até a pós-graduação. Destacou o esforço da UFPR para melhorar a formação do professor nos cursos de licenciatura. E para ampliar o horizonte, novas formações nesta área estão sendo abertas com a criação de cursos de licenciatura no novo Campus de Jandaia do Sul e também em Palotina.