Professores da UFPR foram bem avaliados pelos alunos

As primeiras análises indicam que 80% dos estudantes classificaram a técnica pedagógica aplicada pelos professores e as aulas entre ótimo e bom. Foram 8.043 estudantes que preencheram os questionários e analisaram 1.332 disciplinas ofertada no primeiro semestre de 2008.

O Programa de Avaliação das Disciplinas na Perspectiva do Aluno tem a finalidade de analisar a atuação do professor e também gerar informações para que os dirigentes possam definir novas ações, bem como propor alterações pedagógicas voltadas para a melhoria da qualidade e do nível de ensino. Para o professor essa avaliação permite retorno imediato e possibilita o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica. Segundo os coordenadores do processo, as avaliações também são úteis às Coordenações de Cursos, Chefias de Departamentos e Direção de Setores, como forma de buscar o fortalecimento ou redirecionamento de ações em consonância com os projetos pedagógicos dos cursos, bem como, com as políticas institucionais.

HISTÓRICO

A Avaliação das Disciplinas na Perspectiva do Aluno foi criada pela PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante da UFPR na década de 90. O Programa ficou suspenso por alguns anos e foi reativado em 2005 em uma nova versão, contando com assessoria pedagógica e, na seqüência, habilitando cursos para avaliação de suas disciplinas, conforme interesse das coordenações, dos alunos ou de professores, sendo Administração, Ciências Biológicas e Ciência da Computação os primeiros cursos que voltaram a participar do Programa, em agosto de 2007.

Entre junho e julho de 2008, todos os cursos de graduação com disciplinas cadastradas no SIE participaram da avaliação das disciplinas ofertadas no 1º semestre de 2008, por meio de um questionário reestruturado conforme sugestões da comunidade acadêmica. Nesta última avaliação, os alunos da UFPR realizaram 8.043 avaliações em 1.332 disciplinas do 1º semestre de 2008, lecionadas por 1.253 professores dos cursos de graduação da UFPR. O resultado desta avaliação já demonstra 80% do resultado entre bom e ótimo. Agora, o desafio é a ampliação de participação aos cursos técnicos, de ensino médio e aos módulos do Setor Litoral.

COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

O Programa de Avaliação das Disciplinas possui um questionário com 23 perguntas objetivas e espaço livre para comentário, comum para todas as disciplinas da UFPR. O processo é feito pela Internet. Os alunos respondem questões como a participação em atividades extra classe, se o professor apresentou plano de ensino, cumpriu o programa de acordo com o que havia planejado, ritmo das aulas, capacidade de comunicação do professor, atenção dele aos atendimentos individuais, cumprimento de horário, estímulo e ética. Também há questões sobre a estrutura física das salas de aula e laboratórios, das bibliotecas e até do atendimento da coordenação de casa curso.

Professor do curso de Ciências Contábeis dá orientação aos alunos.
Foto: Izabel Liviski