Professora participa de estágio em pós internacional

O programa, que faz parte do Projeto Erasmus Mundus, está sendo realizado em Poitiers, França; em Lisboa, Portugal, e Madrid, na Espanha. Também integram o grupo professores do Chile e Peru.

O Euromime é um projeto euro-latino-americano formado por um consórcio de três universidades européias – Universidade Poitiers, França; Universidade Nacional de Educação a distância de Madrid, Espanha e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, além de mais três instituições de países latino-americanos – as universidades de Brasília, a Católica do Peru, e a de Los Lagos à Osorno, do Chile.

Mobilidade

Esse projeto está inserido no programa Erasmus Mundus -iniciativa de cooperação e mobilidade de ensino superior que apresenta no mundo inteiro a imagem da União Européia como centro de excelência no ensino. Iniciado no ano de 2004, o Euromime oferece um mestrado bivalente, profissional e de investigação, nos domínios da engenharia educativa, da tecnologia dos recursos e serviços multimídias, da condução de projetos e da investigação sobre a utilização educativa das novas tecnologias de informação e comunicação.

Em 2008, a professora Rosa Maria Dallacosta do DECOM participou do estágio. Na oportunidade, discutiu a possibilidade do desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre a Universidade de Poitiers e a UFPR. Já este ano, a professora Glaucia Brito levou o acordo técnico para ser assinado pelo Presidente da Universidade francesa, oficializando trabalhos conjuntos com o Departamento de Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

Parcerias

O estágio, de quatro semanas, será concluído em 13 de fevereiro. Nos primeiros dias, os professores participaram de uma série de atividades na Universidade de Poitiers na França: reuniões com entidades e instituições francesas, em que foram apresentados os trabalhos elaborados em cada uma delas. Em especial, foi abordado o uso de tecnologias na área da Educação e as possibilidades de ações conjuntas com as universidades ali representadas, além da seleção de alunos latino-americanos para o EUROMIME 2009.

No momento a comitiva latino-americana está em atividade na UNED – Universidade Nacional de Educação a Distância. Mais informações sobre o projeto EUROMIME podem ser obtidas nos sites www.univ-poitiers.fr, http://ec.europa.eu/erasmus-mundus ou e-mail emilie.besneville@univ-poitiers.fr

Grupo de professores que participam do estágio

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Sônia Loyola