Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor Sérgio Said Staut Junior é empossado como diretor do Setor de Ciências Jurídicas

Professor Sérgio Staut Junior em seu discurso de posse (Foto: Marcos Solivan)

O professor Sérgio Said Staut Junior foi empossado, na manhã desta segunda-feira (3), como diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR. A solenidade foi transmitida virtualmente e contou com a participação de autoridades da instituição e de outros órgãos do Judiciário, entre os quais o professor Luiz Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz também participaram da cerimônia.

Staut Junior substitui a professora Vera Karam de Chueri, primeira mulher a ocupar o posto, cujo mandato começou em 2016. Vera foi homenageada por colegas, alunos e ex-alunos em um vídeo exibido durante a transmissão. Ela citou como um dos seus desafios no cargo fazer o melhor sem sucumbir à burocracia e sem se deslumbrar, mantendo também seu papel como professora de Direito Constitucional. A vice-diretora, Maria Cândida Pires Vieira do Amaral Kroetz, agradeceu a parceria com Vera.

Em seu discurso, o novo diretor lembrou sua trajetória como ex-aluno da graduação, mestrado e doutorado no Setor que agora dirige e pontuou a importância da faculdade de Direito da UFPR para vida das pessoas que nela circulam, mas também para a sociedade. Ele lembrou que é importante “dialogar com a comunidade e refletir sobre o seu papel social”. Staud Junior também destacou o papel da universidade como espaço de inclusão e da sua educação como prática de liberdade. “Espero estar a altura da função e poder retribuir”, disse.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que é professor da Faculdade de Direito, reafirmou o papel do setor como “escola de cidadania” e destacou a função do curso em ser, tal qual a universidade como um todo, uma “locomotiva do conhecimento”. “A grande responsabilidade é a de conduzir instituições estratégicas nesse momento”, avaliou.

Sugestões

Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Museu paranaense de ciências forenses recebe a UFPR para visita técnica
Grupo de pesquisadores em Divulgação Científica da UFPR conhecem o Museu Paranaense de Ciências Forenses A...
UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...
Vídeo da UFPR no Instagram viraliza e atinge 1 milhão de visualizações
Um vídeo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu perfil oficial no Instagram alcançou...