Docente titular do Departamento de Literatura e Linguística (Dellin), Fernando Gil escreveu livro sobre prosa ficcional rural e a noção de regionalismo na literatura brasileira
A primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), teve um professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os autores vencedores.
O livro Pelo prisma rural: ensaios de Literatura Brasileira, do professor Fernando Cerisara Gil, do Departamento de Literatura e Linguística (Dellin), foi premiado na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (6) em São Paulo.
Gaúcho de nascimento, Gil é doutor em Teoria da Literatura e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1997. Ingressou na UFPR como docente de literatura brasileira em 1998.
Além de lecionar na graduação, atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFPR. É também pesquisador em Letras com bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além de Gil, mais dois professores da UFPR são autores de livros que ficaram entre os finalistas: Carlos Alberto Faraco e Maria Isabel Limongi. Outras duas obras finalistas se basearam em pesquisas desenvolvidas na instituição pelas pesquisadoras Tailine Hijaz e Neiva Furlin.
Entre os semifinalistas estava ainda Energia Nuclear: uma introdução, livro de Amir Zacarias Mesquita editado pela Editora UFPR.
? Receba notícias da UFPR no seu celular
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]
A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]