O professor José Francisco Guignatti Warth, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, recebeu o título de Especialista em Microbiologia pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM). É a primeira vez que a SBM, com sede na USP-SP, fundada em 1957, concede este título a um pesquisador da área microbiológica.
Diferentemente da Especialização, que é mais um título acadêmico de aprofundamento ou atualização na área, o título de Especialista avalia a dedicação (curriculum vitae), a qualificação (mestrado e doutorado), o conhecimento e experiência do profissional na e sua área de atuação microbiologica (trabalhos científicos publicados e docência na área). Em essência, o título diferencia-se da Especialização em Microbiologia lato sensu, porque somente é obtido por profissionais que se dedicam e trabalham nesta área do conhecimento humano no seu dia a dia. Por ter estas características, é um título que tem validade limitada por cinco anos, devido aos constantes avanços tecnológicos que a área apresenta no mundo inteiro. “De todos os títulos que obtive, este para mim foi o mais valioso, porque foi o reconhecimento da SBM pelo meu trabalho como microbiologista”, diz o professor.
Warth é médico veterinário e leciona Microbiologia Veterinária e Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos. Tem Graduação em Medicina Veterinária pela UFRGS (1979), Especialização em Imunologia pela UFPR, Mestrado em Microbiologia pelo ICB-USP e Doutorado em Biotecnologia pela UFPR. Atua ainda no Laboratório de Microbiologia do Hospital Veterinário da UFPR .
Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]