André Bellin Mariano ganha reconhecimento pela atuação nas áreas de energias renováveis, inovação tecnológica e empreendedorismo universitário
Na terceira edição do Prêmio Embaixadores da Inovação, o professor André Bellin Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica, foi homenageado pelo trabalho feito dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A premiação foi criada pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial do governo do Paraná. Nesta edição, 38 pessoas receberam a honraria.
A premiação reconhece, principalmente, o trabalho de André à frente do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS), criado em 2008. O laboratório se tornou referência nacional em energias renováveis, com destaque para o desenvolvimento de biocombustíveis – como biodiesel, bioquerosene de aviação sustentável (SAF) e biogás -, hidrogênio de baixo carbono, além do tratamento de emissões atmosféricas e efluentes líquidos por meio do cultivo de microalgas em fotobiorreatores em escala de engenharia.

O professor atua nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) e Engenharia Mecânica (PGMEC), orientando pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ele também é bolsista de Produtividade em Extensão Inovadora e Desenvolvimento Tecnológico do CNPq. Além de vice-coordenador e cofundador do NPDEAS.
André tem atuação destacada na interface entre energias renováveis, inovação tecnológica e empreendedorismo universitário, voltados para o desenvolvimento dos estudantes e da universidade. Para o professor, a premiação tem grande valor como reconhecimento do trabalho realizado dentro da UFPR.
“Essa comenda simboliza o trabalho coletivo desenvolvido dentro da UFPR, mas também uma escolha pedagógica muito clara desde a criação do NPDEAS: colocar o estudante como protagonista na criação das soluções. Foram 18 anos de muito trabalho, energia e construção diária, estruturando um ambiente onde os alunos aprendem fazendo, pesquisando, errando, inovando e empreendendo. O reconhecimento fortalece a universidade como protagonista no desenvolvimento sustentável, tecnológico e social do Paraná e do Brasil”, afirma.

A premiação é entregue a pessoas que inspiram, conectam e promovem a inovação em seus ambientes, atuando como referências e multiplicadores das boas práticas e da cultura do Paraná. Essa honraria do estado reconhece cidadãos que contribuíram com o setor da inovação e colaboraram para o desenvolvimento econômico, cultural e social do estado.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta, com imenso pesar, o falecimento do professor Hamilton Julio, ocorrido nesta […]
Ações voltadas à permanência e à conclusão de curso de mães estudantes na universidade foram tema de debates […]
Encontro discute sistemas de gestão esportiva, políticas públicas e modelo SAF, com participação de órgãos federais e entidades […]
Monitoramento da UFPR mapeou pontos críticos de atropelamento em trecho, coletou 235 carcaças, e revelou que anfíbios são […]