Professor da UFPR é Comissário Internacional de Mountain Bike

O professor Iverson Ladewig, do departamento de Educação Física/Centro de Estudos do Comportamento Motor da UFPR, acaba de receber o título de Comissário Internacional de Mountain Bike. O título o capacita a arbitrar provas no mundo todo, equivalente a um árbitro da FIFA.

O Brasil possuía apenas um comissário internacional – na modalidade de ciclismo de estrada – e agora tem dois, com o professor Iverson, na modalidade Montain Bike. “A minha participação só foi possível graças ao apoio do Departamento de Educação Física, da Confederação Brasileira de Ciclismo e do Comitê Olímpico Brasileiro, através dos recursos da Lei Piva, que custearam as passagens e a hospedagem em Sidney”, afirmou o professor.

O curso de Comissário Internacional foi promovido pela UCI – União Ciclista Internacional e organizado pela Federação Australiana de Ciclismo. A UCI é o órgão que rege e organiza o ciclismo no mundo, equivalente à FIFA para o futebol.

Da América do Sul e Central, o professor da UFPR foi o único escolhido – interessados tinham que ser indicados pelas federações nacionais, exercer a função de comissário nacional por no mínimo de dois anos e ter fluência na língua inglesa – juntamente com mais 25 representantes de diversos países, como Índia, Nova Zelândia, Austrália, Holanda, Espanha, Malásia, Singapura, Filipinas, Estados Unidos, entre outros. Iverson foi um dos 12 aprovados.

Grupo de árbitros
Foto: Arquivo