Professor da UFPR ajuda em missão na Bolívia

Renato Lima, professor da UFPR e também consultor da ONU para o Meio Ambiente, está participando de mais uma missão emergencial no exterior, agora na Bolívia.

A Bolívia está enfrentando grandes inundações com 35 dias de chuvas intensas, especialmente na região de Santa Cruz. “Estamos com muitíssimo trabalho. A situação é bastante complexa, o Rio Grande mudou seu curso a 40 quilômetros de distância e com mais de 100 quilômetros de novo curso, arrasando povoados inteiros”, explica o pesquisador Renato Lima, ao informar que não se sabia para onde seria a evolução.

Várias organizações internacionais estão trabalhando na região: A Venezuela enviou grupos de resgate; Cuba enviou 150 médicos, lonas para 400 barracas e dinheiro; a Argentina ; a Petrobras da Bolívia contribuiu com doações de água. Japão, EUA e outros países também estão ajudando, através de todas as agências da ONU.

O professor da UFPR, que integra o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Nimad – e o CENACID – Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná, retorna no próximo sábado, quando será substituido.

Rio Grande, na Bolívia
Foto: Renato Lima