A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (Proec/UFPR) continua promovendo ações de aproximação e esclarecimento à comunidade a respeito das ações extensionistas da instituição.
Em outubro, as atividades concentraram-se no Setor de Ciências Biológicas (SCB). No dia 06, em um encontro com docentes e técnicos extensionistas, foram discutidos aspectos relativos à integralização da extensão nos currículos dos cursos de graduação.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rodrigo Reis, a coordenadora de Extensão (Coex), Mayara Elita Braz Carneiro, e a equipe técnica da Coex esclareceram detalhes desse processo, que teve início em 2014. O Plano Nacional de Educação prevê que todos os cursos de graduação devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil em atividades extensionistas. Até o momento, 80 cursos já realizaram os ajustes e outros 48 estão com o processo em andamento.
A equipe da Coex destaca ainda a importância do cadastro de atividades no Sistema de Extensão, que sofreu ajustes em abril de 2023. Apenas no último ano, houve 67% de aumento nas ações extensionistas devidamente registradas, o que reflete a preocupação com esse processo. “Os dados ali inseridos geram indicadores que fortalecem a formação de uma política de financiamento para novas bolsas e inserção da extensão na Pós-graduação”, esclarece Reis.
Por isso, a equipe se coloca à disposição da comunidade para receber sugestões de aprimoramentos no sistema e sobre a integralização em geral, conforme destaca o Pró-reitor. “Isso será possível com o diálogo estabelecido com a Proec e as coordenações. Assim a gente precisa desse feedback de vocês até para construir um sistema cada vez mais integrado”.
Outra ação realizada pela Coex é a exposição “O Olhar da Comunidade”, que está em cartaz no SCB – Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico da Universidade. As imagens compartilhadas são de 25 programas e projetos, que foram visitados pela equipe em 2022. O intuito da mostra é identificar as percepções da comunidade externa sobre a Extensão. Entre os dias 01ª e 20 de outubro, a exposição esteve na entrada do Setor. Agora, o acervo foi dividido e está exposto até o dia 30.10 nos saguões dos Departamentos de Educação Física e de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia.
A exposição, que teve início em 2022, já esteve em nove setores e campi da UFPR. Em novembro, o acervo estará no Setor Litoral e no Campus Pontal do Paraná.
Por João Cubas (Proec/Coex/Sac).
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]