Proec apresenta versão preliminar do Corredor Cultural

A reunião significará mais um passo para a realização do projeto, que prevê a transformação de espaços de vivência cultural gratuitos para a população no trecho entre o Complexo da Reitoria e o Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.

A proposta do Corredor é a de criar um espaço de socialização, educação e ensino da Cultura e das Artes, e também apresentar à sociedade a universalização do conhecimento. ‘O projeto é uma política institucional pública de cultura e o maior retorno disso é para a sociedade’, afirma a pró-reitora Elenice Novak (Extensão e Cultura). O objetivo é expandir a identidade cultural da universidade e promover espaços de visitação gratuita de ensaios e exposições.

Para tanto, os espaços da UFPR devem passar por obras. As salas dos grupos artísticos no Prédio Histórico serão ampliadas, novos estúdios e espaços multiusos devem ser criados e também há projetos para mudanças na capela e no saguão da Reitoria.

AS mudanças também demandam ajuda governamental para revitalização das ruas da região e emendas parlamentares para a obtenção de recursos. Elenice garante que, durante o período de obras, as atividades da universidade não serão alteradas. ‘Não haverá prejuízo nenhum às aulas porque temos em mente a funcionalidade de interação com a academia’, explica.

Teatro da Reitoria

Um dos primeiros passos da revitalização é a atual reforma no Teatro da Reitoria. Segundo Elenice, as ações foram adotadas de forma emergencial para a modernização do ar condicionado, troca de uma parte dos detalhes em madeira do espaço e combate aos cupins. A previsão é de que até o final de junho as mudanças sejam concluídas.

Depois disso, há a previsão para uma reforma total no Teatro. O prefeito da cidade universitária, Ernesto Sperandio Neto, disse que a obra demanda recursos e que o projeto para isso já foi enviado para Brasília.

Elenice ressalta que as intervenções no espaço não vão atrapalhar as formaturas. ‘Temos que respeitar as reservas do espaço que foram feitas por algumas turmas para 2011’, garante.

Teatro da Reitoria da UFPR
Foto: Rodrigo Juste Duarte