Prefeitos do Vale do Ribeira na Federal

O reitor Carlos Moreira Júnior e a vice-reitora Maria Tarcisa Silva Bega recepcionaram nesta quarta, dia 16, os novos prefeitos do Vale do Ribeira e suas equipes. O objetivo do encontro é dar continuidade às ações que a Universidade já desenvolve junto a populção. Para os prefeitos e seus assessores este encontro propícia uma definição e uma posição exata do que hoje é desenvolvido por profissionais da UFPR nas cidades de Tunas, Cerro Azul, Dr. Ulysses e Adrianópolis .

‘Há 15 anos eu saí da UFPR e meu primeiro emprego foi no Vale. Fiquei por lá não apenas porque a populãção é receptiva, mas porque é preciso suprir necessidades, que são muitas’, dia a médica e prefeita de Tunas, Nalinez Zanon. Para ela é fundamental as ações propostas para o Vale, ‘muitas ong´s, ocips, entidades e organizações estão propondo, mas não estamos ciente de tudo e muitas vezes somos os últimos a sabe de uma ação no município. Precisamos mudar isso e por isso é importante que a Universidade nos mostre, detalhadamente, os programas.’ Para a prefeita, apesar de achar no início que o principal era a questão da saúde, percebe agora que o principal é a educação. ‘Precisamos educar a população e preparar as equipes para atuar nas diversas áreas’.

Lembrando que os municípios do Vale da Ribeira possuem o menor IDH do Paraná e indíces de desenvolvimento muito baixos. ‘Tunas é o 2º muncípio do Estado em número de analfabetos’, expõe a prefeita.

Este primeiro momento é fundamental para dar continuidade aos programas que são desenvolvidos no Vale do Ribeira pela UFPR. São programas nas áreas de Educação – como o de Qualificação e Formação Continuada de Professores do Vale do Ribeira, de Saúde – como o atendimento Oftalmológico e agora também Odontológico, e de Desenvolvimento Rural – nas áreas de Turismo e de Melhoria das Condições de Vida da População Rural.

Prefeitos e equipes reúnem-se com Reitor e assessores

Entendimentos para a continuidade do Programa Vale do Ribeira
Foto: Cristiano Calixto

Alunos e professores passaram o ano de 2004 conhecendo e desenvolvendo atividades no Vale