Prazo para Avaliação da UFPR foi prorrogado

Dois motivos levaram a CPA – Comissão Própria de Auto-Avaliação – a prorrogar por uma semana (até 22/06) o prazo para a comunidade acadêmica e egressos a participarem da avaliação institucional. O primeiro, foi a ampliação das datas estipuladas pelo Instituto Nacional de Ensino Público do MEC, para apresentar as conlusões de cada Universidade sobre o tema e o segundo, atender a solicitação da própria comunidade da UFPR na ampliação do prazo.

No questionário com 50 itens, são feitas perguntas sobre a estrutura física, cursos ofertados, vagas, formas de acesso, cotas, situação dos laboratórios, número de professores, qualidade das aulas, entre outros temas, que poderão ser preenchidos até o próximo domingo, dia 22.

Professores, estudantes de graduação, pós-graduação e ensino técnico, profissionais que se formaram na instituição – chamados egressos, técnicos administrativos e funcionários da FUNPAR podem participar desta consulta acessando o site da CPA (www.cpa.ufpr.br). No portal da UFPR há um link que dará acesso à pesquisa. Basta digitar o número da matrícula e a data de nascimento para conhecer as 50 perguntas. Algumas são comuns a todos os segmentos e há questões específicas para funcionários, professores e estudantes.

PARTICIPAÇÃO – Até agora a CPA recebeu 2.520 respostas, sendo 450 de docentes, 33 de egressos, 69 de estudantes de cursos técnicos, 1.041 de alunos de graduação, 602 de pós-graduandos e 325 de servidores técnico-administrativos. De acordo com a secretária executiva da CPA, Bernadete do Rocio Pieper, a meta já foi atingida, mas quanto maior for a participação, melhores serão os resultados.

Por enquanto os questionários preenchidos estão sendo armazenados em um banco de dados, mas a partir da próxima semana começa o processamento e análise dos resultados. ‘Esta é a primeira vez em 95 anos que a UFPR realiza uma consulta tão ampla com a sua comunidade’, comenta o coordenador de todo o processo, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, professor Paulo Yamamoto. ‘Por isso, é importante a participação de todos. É a chance de ajudar a melhorar a instituição.’

Fachada da UFPR
Foto: Izabel Liviski