Prazo de solicitação de intercâmbio nacional e internacional é prorrogado

A solicitação para participação em intercâmbio tinha a data limite inicialmente estabelecida em 16 de outubro, conforme calendário acadêmico de 2009, mas a universidade decidiu pela prorrogação.

Os interessados em pleitear uma vaga em uma das instituições parceiras devem consultar o endereço www.intercambio.ufpr.br. Na opção formulários, preencher os campos solicitados e encaminhar para a Coordenadoria de Intercâmbio, CIN/ARI, até o dia 13 de novembro. Listagem com as instituições que mantêm acordo de cooperação internacional com a UFPR encontra-se em www.internacional.ufpr.br, na opção acordos vigentes. Para a mobilidade nacional o protocolo em vigor prevê as instituições federais de ensino superior como parceiras.

As condições mínimas atuais para ingresso no programa de intercâmbio consideram um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) mínimo de 0,6, integralização curricular na periodização considerada adequada pelo colegiado do curso, proficiência no idioma (para intercâmbios internacionais). O aceite final caberá à instituição destino.

“A partir do segundo semestre de 2009, a UFPR dispõe de um programa próprio de bolsas para a mobilidade nacional e internacional, que consiste numa ação inovadora e demonstra o compromisso institucional com a Política de Cooperação e a inserção da universidade no cenário internacional”, explica Carlos Siqueira, Assessor de Relações Internacionais. O Edital de Bolsas será lançado no próximo dia 4 de novembro, com regras específicas. Serão vinte bolsas anuais, sendo quatro preferencialmente para a América Latina, para países que não pertençam à Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM).

Wright State University

Link(s) relacionado(s):