Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PET-Saúde/Interprofissionalidade divulga uso correto de materiais de laboratório

Estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram um manual com o uso correto para os tubos de coleta de sangue. A equipe faz parte do Grupo Rede de Atenção do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade).

De acordo com a professora Rafaela Gessner Lourenço, coordenadora do Grupo Rede de Atenção, o desperdício de material é um problema recorrente na área da saúde. “A utilização incorreta dos tubos traz várias implicações: a impossibilidade de realização do exame, a produção de resultados errados e, por conseqüência, o desperdício de recursos públicos”. Lourenço destaca também que o material é relevante em tempos de pandemia da Covid-19, em que exames precisos e sem desperdício são ainda mais necessários.

O manual, que está na página do Facebook do grupo, foi produzido pelos alunos a partir de suas experiências no PET, com apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba que atuam como preceptores dos estudantes. “O desenvolvimento desse panfleto informativo surgiu assim, propondo uma solução que será compartilhada com os profissionais da rede de atenção à saúde do município e com demais estudantes dos cursos de graduação em saúde”, pontua a coordenadora.

Além da divulgação nas redes sociais, a equipe pretende distribuir o material impresso aos profissionais dos estabelecimentos de saúde do município de Curitiba.

O manual será registrado como um Recurso Educacional Aberto (REA) pelo repositório da UFPR, para promover sua disseminação no âmbito da educação. Imagem: reprodução

 

Sobre o PET-Saúde/Interprofissionalidade

O PET-Saúde/Interprofissionalidade busca a qualificação da formação de estudantes da área de saúde, por meio da integração da comunidade com as instituições de ensino, com enfoque na educação interprofissional e nas práticas colaborativas, com foco na promoção da saúde.

Na UFPR, participam nove cursos da área da saúde (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária), divididos em cinco grupos tutoriais: Promoção da Saúde; Educação Popular, Mobilização e Controle Social na Saúde; Rede de Atenção; Práticas Integrativas e Abordagens Grupais; e Vigilância em Saúde.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...
UFPR e Neodent realizam juntas a atividade de extensão “Expedição novos sorrisos” 
Em parceria com a Neodent, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de Odontologia,...