PET-Filosofia da UFPR inicia ciclo de seminários

O primeiro seminário, ‘A técne no Livro I da República de Platão’, ministrado pela professora Carolina Araújo, da UFRJ, será nesta quarta-feira (29/4), das 14 às 18 horas, no Anfiteatro 100 da Reitoria da UFPR, localizado na Rua General Carneiro, 460.

Entre os meses de maio e novembro, serão realizadas outras sete palestras, todas no mesmo local e horário.

A inscrição custa R$ 5 e pode ser feita no momento do evento. Outras informações estão disponíveis através do telefone (41) 3360.5266 ou do endereço www.filosofia.ufpr.br.

Sobre o tema

Por técnica se entende a possibilidade humana de transformar a natureza segundo um fim a que o próprio homem se coloca. Questionar a técnica significa perguntar pelo fundamento que orienta o principal discurso que se impõe a nós como normativo de nosso cotidiano.

Por outro lado, a técnica também foi e é tomada como instância social autônoma, que exibe como resultado a produção dos próprios homens como seres inscritos em um universo cujos fins lhes são alheios. Ao invés de ser a extensão humana do processo natural, como a define Aristóteles, a técnica, nesta segunda acepção, torna-se segunda natureza e motor da desumanização do

próprio homem.

O estudo dessas diferentes posições tem por objetivo elucidar os pressupostos fundamentais da técnica hoje vigente na forma da tecnologia, inclusive através de sua relativização a outras perspectivas contemporâneas sobre a técnica.

Sobre o PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado no país para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Em todo o país, o PET conta com 400 grupos em instituições de educação superior públicas e privadas. São 4.274 alunos bolsistas e 400 tutores, um para cada grupo de pesquisa.

O PET-Filosofia foi implantado na UFPR em 1994. Atualmente, reúne doze estudantes e dois professores.

Calendário do Ciclo de Seminários do PET-Filosofia

‘A técne no Livro I da República de Platão’

Carolina Araújo/UFRJ

‘Notas sobre a técnica em Aristóteles’