Pesquisadores de Química da UFPR e UFC são parceiros em projeto da Capes

Professores e estudantes de Química da Universidade Federal do Paraná e do Ceará terão possibilidades de realizar estudos e pesquisas de forma colaborativa. A parceria dos dois grupos que já vinha sendo desenvolvida informalmente agora foi oficializada no projeto ‘Consolidação das Linhas de Pesquisa em Química Inorgânica dos Programas de Pós-Graduação em Química da UFC e UFPR’, da CAPES (PROCAD – Novas Fronteiras).

O projeto envolve duas equipes de duas instituições: a do Departamento de Química – UFPR, sob coordenação do professor Marcio Peres de Araújo e do Departamento de Química da Universidade Federal do Ceará sob a coordenação do professor Jackson Rodrigues de Sousa. O projeto prevê o fortalecimento e criação de linhas de pesquisa em comum entre as duas instituições por meio de missões de ensino e pesquisa envolvendo professores e alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado das duas instituições.

Para o professor Márcio, com o projeto institucionalizado haverá um fortalecimento não apenas da parte científica, mas também da parte educacional: o projeto terá verba destinada a fomentar a compra de materiais de consumo, passagens e diárias, além de bolsas de estudos para os alunos durante o período das missões. Com essa mobilidade facilitada, os estudantes e professores poderão participar de cursos e seminários promovidos por ambas as instituições.

Os pesquisadores compartilharão também a infraestrutura que as equipes têm em cada universidade: Professores da UFC poderão realizar análises, por exemplo, no equipamento de Ressonância Magnética Nuclear que a UFPR dispõe em seu laboratório. Já os professores da UFPR poderão trocar informações com os pesquisadores que fazem interação de DNA de moléculas que são realizados pelos pesquisadores da UFC.

Fonte: Leticia Hoshiguti