Imagem Padrão

Pesquisadores da UFPR estudam laranjeiras transgênicas e plantas medicinais

28 junho, 2005
00:00
Por

Pesquisadores do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná estão iniciando estudos com plantas transgênicas. No momento avaliam o crescimento de mudas de laranjeira. Este é apenas um dos estudos que poderá ser conhecido nesta quarta-feira, às 16 horas, durante uma visita de pesquisadores da UFPR ao Laboratório de Micropropagação Vegetal, criado na década de 80 e que resultou no pinheiro de proveta.

Atualmente, além de plantas transgênicas, a unidade pesquisa plantas mais resistentes ao calor e ao frio e ainda a propagação vegetativa de plantas medicinais nativas do Brasil.

Pelos estudos de plantas medicinais, o professor responsável é Luis Biasi; por plantas transgênicas, o professor João Carlos Bertalhoc; e pelas plantas resistentes ao frio e calor, a professora Marguerita Quoirin.

Também estará aberto para visitação o Laboratório de Biogeoquímica, coordenado pelo professor Renato Marques. Duas pesquisas em andamento são sobre Recomposição florística da mata ciliar do Rio Cangüiri e revegetação das margens da Represa do Rio Irai.

Há ainda outro laboratório, o Clínico Veterinário que poderá ser visitado. A professora Rosângela Locatelli Dittrich estará à disposição para explicar os estudos que vêm sendo desenvolvidos, com cães, cavalos e bovinos.

A visita será no Setor de Ciências Agrárias, Rua dos Funcionários, sem número, às 16 horas de quarta-feira, dia 29.

Fonte: ACS

Sugestões

28 julho, 2025

Contrato de R$ 15 milhões com a empresa Nutriville foi firmado na noite desta segunda-feira (28) e garante […]

28 julho, 2025

Eventos reunirão cerca de 700 estudantes de 19 universidades da região Sul, entre os dias 30 de julho […]

25 julho, 2025

Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]

24 julho, 2025

Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]