Pesquisa de Doutorado avalia efeitos de treinamento em longo prazo de corredores veteranos

22 fevereiro, 2024
09:00
Por Bruna Soares
Extensão e Cultura

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (PPGEDF/UFPR), Jéssica Teixeira, desenvolveu um projeto de pesquisa baseado na relação entre o nível de atividade física e o sistema neuromuscular de corredores másters recreativos em comparação a idosos sedentários, idosos fisicamente ativos e jovens ativos. 

A pesquisa com os voluntários busca  comparar a função (força) e a estrutura dos músculos dos membros inferiores entre os corredores e os grupos de não atletas com diferentes níveis de atividade física a fim de investigar a relação entre o nível de atividade física/idade nas características neuromusculares. Outro objetivo do estudo são os resultados, que poderão fornecer informações valiosas para o desenvolvimento de intervenções direcionadas à prevenção de quedas e ao aprimoramento da qualidade de vida de pessoas idosas, bem como contribuir para a conscientização acerca de um envelhecimento saudável e ativo na sociedade.

O projeto é coordenado pelo professor Paulo Cesar Barauce Bento e faz parte da tese de doutorado de Jéssica, que será defendida em fevereiro de 2025. 

Público Alvo

Grupo de jovens do sexo masculino que pratiquem atividade física entre 18 e 35 anos. Já os grupos de idosos também do sexo masculino, precisam ser a partir de 65 anos e serão divididos em três grupos:

– Idosos sedentários (que não praticam nenhuma atividade física regular. 

– Idosos fisicamente ativos (que pratiquem alguma atividade física ou que façam atividades da vida diária, como: varrer, andar até o supermercado, caminhar como forma de locomoção, etc).

– Idosos corredores de rua (que tenham participado pelo menos de uma prova de corrida no último ano, corram pelo menos 30 km semanais e pratiquem a corrida a pelo menos 10 anos).

Benefícios para os participantes

Além de receber um relatório contendo os resultados e a interpretação dos protocolos de avaliações realizados, o participante irá receber um guia de exercícios físicos para melhorar seu nível de atividade física ou utilizar como exercícios complementares à sua prática habitual.  

As avaliações são gratuitas e agendadas,  realizadas no Centro de Estudos do Comportamento Motor (CECOM), localizado no Centro de Educação Física e Desporto  (CED) da UFPR, localizado no Centro Politécnico no bairro Jardim das Américas.

Todas as avaliações serão realizadas de acordo com a disponibilidade do participante, em dias de semana,  de 8h às 17h, podendo ocorrer avaliações nos sábados caso seja necessário, entre os meses de fevereiro e julho. 

Para maiores informações, entre em contato pelos telefones: (41) 99681-4404 (Jéssica), (41) 99209-2066 (Leonardo), (41) 99765-7881 (Maria).

Imagem de destaque: Freepik.

Sugestões

04 fevereiro, 2026

No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Universidade Federal do Paraná […]

30 janeiro, 2026

Foi publicada nesta sexta-feira (30/01) a lista de aprovados na primeira chamada complementar do Vestibular UFPR 2026 para […]

29 janeiro, 2026

Por Editora da UFPR A Editora da Universidade Federal do Paraná (Editora UFPR) acaba de lançar a Agenda […]

28 janeiro, 2026

A primeira fase da Avaliação de Desempenho 2026 está disponível para realização desde o dia 26 de janeiro, no Portal […]