foto: arquivo ACS
Na semana dos namorados, um estudo desenvolvido por pesquisadores da UFPR sobre como os casais se conheceram mostra que em 20 anos os locais permanecem os mesmos. Não é nas baladas, bares, casa de shows ou viagens, que a maior parte dos entrevistados conheceu seus parceiros, mas em festa entre amigos, como aniversários, casamentos, de clubes ou de igrejas. Em geral os namorados, muitos já casados, foram apresentados por pessoas conhecidas. Esse é o caso de 65% dos entrevistados em 1996 e 64% em 2016. Já os que se conheceram nos “tradicionais locais de paquera”, as baladas e bares, são 35%.
O estudo coordenado pela pesquisadora Lídia Weber, do Departamento de Psicologia, ouviu 178 universitários em 1996 e 560 pessoas entre 15 e 60 anos em 2016, a maioria das classes A e B e com nível universitário (cursando ou finalizado). De modo geral, independentemente do local onde encontraram os namorados, a maioria das pessoas já se conhecia por algum outro motivo, seja por estudo, trabalho, ou por ter amigos em comum.
De acordo com a pesquisadora, estes dados demonstram que “as amizades são importantes para encontrar namorados e o “flerte e cortejamento” genuínos são poucos. As pessoas se sentem mais seguras sendo apresentadas por um amigo”. Outra questão apontada pelo estudo é que a maioria dos namoros começa com o ‘ficar’ para depois transformar-se em um relacionamento sério.
A novidade na pesquisa realizada em 2016 é a inclusão de “serviços” para auxiliar os encontros (sites e aplicativos) com cerca de 10%, o que não ocorria no estudo de 1996. Mesmo tendo como referencial a apresentação por amigos em festas, o local de estudos é significativo para conseguir namorado. Em 1996 foram 17% e agora 13%. Já os relacionamentos iniciados no trabalho aumentaram de seis para 12%. Já os casados em 2016 que começaram a namorar no ambiente de trabalho são 26%.
Lídia Weber destaca que como o estudo tem mostrado que os locais de paquera estão em baixa, “uma boa probabilidade para encontrar é fazer uma grande festa entre amigos e conhecidos e aproveitar para apresentar e ser apresentado para outras pessoas que também estão à busca de romance ou algo mais duradouro”.
por: Maria de Lurdes W. Pereira
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]
Para especialistas que participaram de mesa redonda nesta quinta (22), a fim de avançar no assunto, a capital […]
Processo eleitoral define representantes docentes no Coplad para o biênio 2025-2027 Seguem abertas até esta sexta-feira, 23 de […]