Periferia e história em quadrinhos: uma combinação para prevenir contra riscos

28 fevereiro, 2025
11:42
Por Bruna Soares
Extensão e Cultura

Equipe do Periferia Sem Risco – UFPR lança cartilha em formato de HQ para explicar etapa do Plano Municipal de Redução de Risco

As HQs, ou histórias em quadrinhos, são narrativas contadas por meio de imagens e textos dispostos em uma sequência de quadros. As histórias podem narrar aventuras, romances, embates entre super-heróis e vilões e, inclusive, falar sobre ciência e os seus processos. A junção de recursos de imagem e texto de forma lúdica gera um formato de linguagem em que é possível passar uma mensagem por meio de uma história e, até mesmo, levar essa informação a mais pessoas, principalmente o público infanto-juvenil.

Foi com o objetivo de inovar na comunicação dos resultados obtidos pelo projeto, que a equipe do Periferia Sem Risco da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais, recorreu ao formato das histórias em quadrinhos. O projeto, que tem o objetivo de elaborar Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) para as cidades de Paranaguá e Colombo (ambas no Paraná), lançou a cartilha “Periferia sem risco em quadrinhos”, um produto educacional e informativo que explica a etapa 2 do PMRR: o Mapeamento Técnico.

Etapa de Mapeamento Técnico conta com consulta aos moradores da região estudada. Foto: Lageamb/UFPR

A etapa do Mapeamento Técnico foi realizada pela equipe do Laboratório ao lado da comunidade local e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Durante essa fase, os territórios estudados foram mapeados com o uso de drones e, em seguida, percorridos pelos integrantes do projeto para ouvir relatos dos moradores e identificar os riscos. Dessa forma, com as informações coletadas, podem, assim, avançar na busca por soluções para mitigar esses riscos.

Periferia Sem Risco em quadrinhos

Ana Paula Lourenço, que é gestora ambiental e integra o projeto, afirma que, normalmente, esses materiais são produzidos no formato de cartilhas mais tradicionais. Então, com o objetivo de buscar algo mais atrativo e acessível para a população que vive em áreas de risco, a equipe optou pelo formato de história em quadrinhos. “A HQ permite uma abordagem dinâmica e acessível, alcançando diferentes públicos – crianças, adolescentes e adultos,” complementa ela. 

Somado a isso, Ana Paula explica que essa HQ é um produto do relatório 3 do Periferia Sem Risco – UFPR. Ele será apresentado oficialmente para a população dos territórios durante a audiência pública que finaliza o projeto, prevista para setembro de 2025. Até o momento, o material está sendo divulgado pelas redes sociais do projeto e por meio de grupos de WhatsApp, porém, ela afirma que, futuramente, pretendem imprimir exemplares para a distribuição.

A responsável pela criação e design da história em quadrinhos foi Ana Vitória Dureck, que integra a equipe de comunicação do Lageamb UFPR. Ela relata que, para a produção da cartilha, a equipe estava em busca de uma abordagem que não apenas informasse, mas também conectasse o público ao projeto. “Percebemos que o formato de história em quadrinhos poderia tornar a comunicação mais envolvente, especialmente para públicos que podem ter menos familiaridade com textos técnicos.” 

O processo criativo começou com uma pesquisa sobre cartilhas desenvolvidas em outros PMRRs, para entender quais abordagens já haviam sido utilizadas. Além disso, Ana Vitória conta que se reuniu com a equipe para definir a persona que guiaria a narrativa e garantir que o material transmitisse os valores do projeto de forma clara. “Maria, a personagem principal, foi criada para ser uma mediadora entre o público e o conteúdo técnico,” relatou ela. 

Confira a cartilha através do Instagram Periferia Sem Risco.

O projeto Periferia Sem Risco – UFPR

Em meio a um cenário de emergência climática e aumento de eventos extremos, é importante que haja projetos voltados para o mapeamento de riscos socioambientais. Nesse âmbito, a UFPR, por meio do Lageamb, iniciou o projeto de extensão e pesquisa Periferia Sem Risco. A iniciativa faz parte do Projeto Multicêntrico de Pesquisa-Ação e Inovação – uma rede de grupos de pesquisa e laboratórios focados na elaboração de PMMRs. No Paraná, a convite da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades (MCid), estão sendo elaborados os planos para os municípios de Colombo e Paranaguá.

Para Koiti Takiguti, que integra o Comitê Gestor do PMMR de Paranaguá e é Secretário Municipal de Urbanismo no município, o trabalho executado por meio do projeto Periferia Sem Risco é de grande importância. Ele estima que, em Paranaguá, cerca de 8 mil famílias vivem em comunidades periféricas consideradas em situação de risco. Segundo Koiti, a fase atual do projeto visa “buscar algumas formas, soluções, propostas de obras ou ações que possam mitigar os riscos existentes.” Somado a isso, ele espera que a parceria traga melhorias para essas comunidades periféricas, o que acredita que acabará refletindo para o restante da cidade.      

Quadrinhos e Ciência

As histórias em quadrinhos, além de entreter, podem informar, sendo um recurso de popularização da ciência e possibilitando o diálogo com diferentes públicos. Um exemplo disso foram as HQs criadas pela Agência Escola UFPR em 2020. Com o objetivo de divulgar ciência, as narrativas abordaram temas como o excesso de telas, a água e a pandemia. Confira aqui.

Por Karen Sailer Kletemberg (Com informações da Agência Escola UFPR)


Sugestões

24 junho, 2025

O número de inscritos no Vestibular 2026 da UFPR aumentou 7% em relação ao do vestibular anterior e […]

23 junho, 2025

Universidade participa da ação solidária promovida pela Prefeitura de Curitiba; doações podem ser feitas nos campi da capital […]

23 junho, 2025

A obra reúne registros fotográficos e audiovisuais produzidos por pesquisadores indígenas das aldeias Guarani Mbyá do litoral paranaense.

23 junho, 2025

Iniciativas contempladas em editais do Ministério da Saúde foram apresentadas este mês na Semana de CT&I+ SUS – […]