Inspirada nas peças e crônicas de Luis Fernando Veríssimo, a peça Cenas Veríssimas, com direção e produção de Rafael Pedretti e Hertz Wendell, foi apresentada por alunos de comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no auditório do Decom (Departamento de Comunicação) da unidade Juvevê nesta terça-feira (27). Enquanto busca destacar o humor, o intuito da peça foi o de tirar o riso das pessoas com cenas do cotidiano.

O diretor e produtor da peça, Hertz Wendel, explica que esse foi um projeto do PPGCON – do Programa de Pós-Graduação e Comunicação – da Universidade Federal do Paraná (UFPR) juntamente com seu aluno doutorando, que também é diretor de teatro, para estágio prático supervisionado. “Dentro desse projeto, dessa ideia de estágio docente surgiu a ideia então da gente desenvolver uma peça. Então nós passamos o semestre todo sempre com uma disciplina muito prática e os alunos aprendendo improvisação, aprendendo teatro, artes cênicas na prática e o trabalho final era uma apresentação de uma peça e nós escolhemos então o Luiz Fernando Veríssimo pra gente poder desenvolver as cenas e o autor ele tem essa coisa de mostrar o cotidiano das pessoas e tirar, né, o riso, a comédia a partir do dia a dia”, afirma.


Pedro Henrique Silva dos Santos, aluno de Relações Públicas da UFPR, comenta sua experiência com o teatro e a forma que a peça pode ajudá-lo com seu curso futuramente. “Eu tive uma pequena experiência com o teatro bem antes de entrar na universidade quando era pré-adolescente. Então revisitar isso dentro da Universidade Federal do Paraná é um viés também de prestar atenção no que isso pode me ajudar com as Relações Públicas que é o meu curso”.
Rafael Pedretti, um dos diretores, comenta sobre o trabalho corporal que foi feito com os alunos para a encenação: “ É um desenvolvimento de corpo, de voz, de tempo, de ritmo, de personagem, de criatividade. Eu tô muito feliz e eu gosto muito de direção, gosto muito desse processo de criação. Do criar juntos e poder ver a completude de um trabalho”.
Para Pedro, que teve 3 personagens na peça, uma das coisas que mais gostou de fazer e descobrir, foram as multiformas que o corpo tem de se expressar. “ A gente não pensa tanto no corpo aqui no curso e essa disciplina trouxe essa possibilidade pra gente e o meu último personagem que é mais pro final da peça é um homem que vai pra uma casa pra fazer massagem e acaba ficando maluco lá, tirando a roupa, fazendo strip-tease, fazendo doideira, colocando máscara de gato e aí sim eu piro mesmo no corpo e começo a explorar bastante o corpo que é uma das coisas que eu mais gostei de fazer nessa peça”.

A ideia é que o teatro vire um projeto de extensão e atenda não somente os alunos do departamento de comunicação, mas alunos de outros cursos também. “Nós vamos novamente ofertar uma optativa no próximo semestre e isso também tem a ver com a proposta de pesquisa de doutorado do meu aluno que é a gente acompanhar, monitorar os alunos de comunicação durante três anos, um mesmo grupo de alunos pra depois a gente saber o qual é a importância e qual é o papel do teatro ou das artes cênicas pra formação do aluno de comunicação”, finalizou Hertz.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]