Parcerias viabilizam obras no HC

Com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, oriundo do Banco Itaú, do Programa “O HC Conta Com Você”, da Secretaria de Estado da Saúde e da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, será inaugurada neste sábado, 17, a nova pintura do Prédio Central do hospital universitário. O trabalho incluiu a troca das esquadrias – de madeira para alumínio, a recuperação de toda a parte de alvenaria da fachada e a pintura especial.

“Passaram-se 45 anos para que o HC pudesse ser pintado”, comenta Giovanni Loddo, diretor geral do Hospital. “Por isso fizemos uma pintura com duas demãos de base e três demãos de tinta para garantir a duração. Não sabemos quando o prédio poderá ser pintado novamente. Um milhão de reais é um valor alto, mas não havia como fazer por menos por causa do estado em que ele se encontrava”.

O diretor explica que a maior parte dos recursos do hospital é proveniente da prestação de serviços para o SUS – Sistema Único de Saúde, não existindo um orçamento próprio para o HC, exceto auxílios interministeriais vindos do MEC e do Ministério da Saúde. “Todo o nosso financiamento é feito de acordo com a nossa produtividade”, esclarece. “Desde 2004 vem como uma parcela global equivalente a metas cumpridas. O financiamento para saúde pública é imenso, mas insuficiente e isso faz com que muitos procedimentos médicos sejam ressarcidos por valores abaixo do custo, o que nos traz muitos déficits”.

Recursos direcionados – Segundo Loddo, os recursos do SUS não podem ser usados nem para a compra de materiais permanentes, nem para obras e por isso as parcerias com a sociedade são cada vez mais importantes. Através de associações, empresas e pessoas físicas ajudam o HC na compra de insumos, equipamentos e na realização de reformas e obras maiores. “Não há e não pode haver uma competição entre o atendimento ao paciente e a realização de obras”, diz. “Todos os recursos que recebemos, sejam de doações, emendas parlamentares ou outras formas, já vêm destinados para ações específicas. E o que estamos conseguindo mostrar para a comunidade é que o Hospital de Clínicas não é um saco sem fundo e que vale a pena investir nele. Estamos conseguindo provar que ele é público, bom e eficiente, com um bom gerenciamento do que lhe é repassado”.

As inaugurações – várias delas só no ano de 2005 – funcionam como uma prestação de contas à sociedade que pode ver onde foi investido o dinheiro dela. A primeira grande parceria do HC iniciou com o TMO – Transplante de Medula Óssea, através da Associação Alírio Pfiffer fundada ainda em 1986 por um grupo de empresários paranaenses. Hoje, o hospital recebe também o apoio de instituições como a AAHC – Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, da APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, da AMALICE – Associação Mara Lígia Cercal, também criada para apoiar o TMO, e da FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura, além de recursos do Programa “O HC Conta Com Você” que desconta contribuições voluntárias das contas de luz.

“Precisamos pintar os outros prédios, mas já conseguimos pintar o prédio central. Um é maior que zero. Se fazemos um pouco hoje, amanhã alguém pode fazer mais um pouco. Temos 450 banheiros para reformar, mas reformando dois já estamos conseguindo fazer alguma coisa. Hoje temos 76 projetos, num total de aproximadamente R$ 80 milhões, cadastrados nos Ministérios da Saúde e Educação. Enquanto eles não são aprovados, vamos trabalhando com o apoio da comunidade, que acredita no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.”

Inauguração da pintura – Na inauguração desse sábado, 17 de dezembro, quando será realizado o ato cívico “O Paraná Apóia o HC”, também serão homenageados os “Pilares do HC”. Receberão o título Cecílio do Rego Almeida, Didi Bernardi Vieira, Emilson Alonso, Fernando Xavier Ferreira, Hermas Brandão, Jorge Samek, Lisiane Rutz Prosdócimo, Lourete Tacla, Lúcia Arruda e Miguel Krigsner.

Também estão programados, o lançamento do Laboratório Célula Tronco Dr. Prof. Danton Rocha Loures, uma homenagem ao Diretor do HC de 1995 Mário Sérgio Júlio Cerci e o lançamento da “Festa da Vida”, concurso de decoração de Natal que conta com a participação dos pacientes do hospital.

O horário é o das 10h às 12 horas e o local é o Hall da Direção do HC no Edifício Central.

Serviço:

Ato Cívico Paraná Apóia o HC e Inauguração da Pintura do Prédio Central
Data – 17 de dezembro (sábado)

Local – Hall da Direção, Edifício Central

Hora – 10h às 12 horas

Homens trabalham na pintura da fachada
Foto: Arquivo HC

Quarenta e cinco anos depois a fachada é pintada

Fachada do Prédio Central do HC

Fonte: Vivian de Albuquerque