Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Palotina recebe laboratório de Biotecnologia

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu um laboratório de Biotecnologia, que foi inaugurado na última semana. O espaço de 353,4 metros quadrados abriga um núcleo interdisciplinar e multiusuário. O enfoque é o desenvolvimento de pesquisas aplicadas para o diagnóstico laboratorial e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias na área de sanidade animal.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora da Universidade, Graciela Inês Bolzon de Muniz; a diretora do Setor Palotina, Yara Moretto; o vice-diretor do Setor Palotina, Alessandro Sato; o diretor dos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves; o superintendente de infraestrutura da Universidade, Sérgio Michelotto Braga; o vice-diretor do Campus Avançado em Jandaia do Sul, José Eduardo Padilha de Sousa; o vice-prefeito de Palotina, Idenir Brum; o vereador de Palotina Elias Naor; e a coordenadora do laboratório de Biotecnologia, Elisabete Takiuchi.

Autoridades estiveram presentes na solenidade de inauguração do laboratório de Biotecnologia, no Setor Palotina da UFPR. Foto: Ray Garbelotti/UFPR
Autoridades estiveram presentes na solenidade de inauguração do laboratório de Biotecnologia, no Setor Palotina da UFPR. Foto: Ray Garbelotti/UFPR

O laboratório contempla as unidades de Bacteriologia, Virologia, Protozoologia e Parasitologia. Além disso, contém áreas de apoio multidisciplinar projetadas para abrigar equipamentos de utilidade comum entre os laboratórios integrantes do núcleo, como a unidade de Biologia Molecular, a sala de equipamentos compartilhados, a área de lavagem e esterilização de materiais e a área de estocagem de material biológico.

Para a coordenadora do projeto, Elisabete Takiuchi, o laboratório proverá aos pesquisadores da área condições adequadas para a criação e consolidação de linhas e grupos de pesquisa, acarretando em um progresso científico significativo para o Setor Palotina. “Com a implantação do laboratório pretende-se iniciar o processo de credenciamento pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento com a acreditação de testes laboratoriais para algumas doenças de animais de importância estratégica. As pesquisas ainda poderão contribuir no delineamento de políticas públicas e de transferência de conhecimento científico e tecnológico voltados para a defesa sanitária animal”, diz.

O laboratório de Biotecnologia é resultado de financiamento obtido junto à Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) por meio das chamadas do Fundo de Infraestrutura (CT-Infra) Novos campi (Edital 02/2008) e Carta-convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)/Finep (Edital 01/2014) e UFPR.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...