Palestras orientam sobre o vestibular e as novas vagas

Serão seis conferências até domingo, dia 17, uma às 9h e outra às 15 horas no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus do Jardim Botânico.

A coordenadora do Núcleo de Concursos, professora Neusa Moro, fez a primeira dessas palestras e explicou as mudanças no próximo processo seletivo. A maior novidade é o aumento de 1.105 vagas e 18 novos cursos de graduação. Essa ampliação para 5.208 vagas ocorre depois que a UFPR aderiu ao REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades – criado pelo Governo Federal para dar nova estrutura às instituições de ensino superior públicas. As inscrições para o próximo vestibular abrem às 15 horas de domingo, dia 17 e vão até o dia 15 de setembro e serão realizadas pelo site: www.nc.ufpr.br.

Para os visitantes, haverá um estande na feira onde serão realizadas as inscrições.

COTAS – Além das cotas raciais e sociais, este ano o Conselho de Ensino e Pesquisa aprovou a criação de uma vaga para deficientes em cada curso. O processo é o mesmo do utilizado para as cotas, em que o candidato assina uma declaração explicando seu problema físico, visual ou auditivo.

CURSOS NOVOS – Os novos cursos são: Tecnologia em Aqüicultura, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais – Lutheria, Tecnologia em Negócios Imobiliários, Tecnologia em Produção Cênica, Tecnologia em Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia de Biocombustíveis, Tecnologia em Biotecnologia, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Gestão Social. Outros cursos, que inscrevem para o período diurno, como Engenharia Elétrica vão abrir turmas também no período noturno.

Professora Neusa Moro, diretora do Núcleo de Concursos proferiu palestra sobre o Vestibular de 2009.
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS