Palestra na UFPR aborda desafio virtual para empresas

O desafio virtual de resolver problemas reais em empresas é o tema de uma palestra na próxima segunda-feira (14), às 19 horas, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná.

A batalha de conceitos, também conhecida como ‘Battle of Concepts’, foi inventada na Holanda e consiste em desafios (batalhas) reais propostos por empresas e publicados em sites para que soluções (conceitos) sejam apresentadas por universitários de qualquer curso superior. As ideias enviadas passam por uma avaliação e os alunos recebem pontuações e prêmios.

O palestrante é o presidente da empresa de consultoria Terra Fórum, uma das primeiras instituições do Brasil a atuar na área de gestão do conhecimento. José Cláudio Terra vai abordar a importância e incentivar a participação e colaboração de pessoas na criação e utilização da informação e do conhecimento para a inovação.

Segundo a coordenadora do evento, a professora do curso de Gestão da Informação Helena Nunes Silva, a participação de estudantes na batalha de conceitos permite a eles acesso ao conhecimento, experiência em casos reais, contatos profissionais e aprendizado. ‘Para as empresas também é positivo, porque para elas é mais barato ter ajuda de alunos do que contratar várias pessoas para resolver o mesmo problema’, analisa.

A palestra é gratuita e as inscrições podem ser feitas no endereço http://www.decigi.ufpr.br/eventos.htm.

Fonte: Ciro Campos (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira