Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Padre Moure é agraciado com Prêmio do CNPq

Ele está sendo homenageado agora pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em reconhecimento aos serviços prestados ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil.

A solenidade de entrega do diploma de Pesquisador Emérito do CNPq será realizada nesta quarta-feira, dia 26 de abril às 17 horas, no Palácio do Planalto, durante as comemorações dos 55 anos daquele Conselho, que contará com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Pesquisador do Departamento de Zoologia da UFPR e do Curso de Pós-Graduação em Entomologia, Moure tem mais de centenas trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Especialista no estudo das abelhas que ocorrem nas Américas Central e do Sul, é também, professor fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, posteriormente Universidade Federal do Paraná e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Zoologia.

Aos 93 anos, Padre Jesus Santiago Moure está se recuperando de um derrame, mas mesmo assim deverá participar da sonelidade. Padre Moure anunciou que iria viajar do Retiro de São Carlos onde está internado, acompanhado por um enfermeiro.

São os seguintes os outros pesquisadores eméritos agraciados de 2006: Aída Hassón Voloch, Aída Spinola, Glaucio Ary Dillon Soares, José Goldemberg, Paschoal Ernesto Américo Senise, Ramayana Gazzinelli, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Sérgio Mascarenhas de Oliveira e Wladimir Lobato Paraense.

Foto(s) relacionada(s):


Padre Moure
Foto: arquivo Google

Fonte: ACS