Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Outubro Rosa marca união dos trabalhos da UFPR e da Secretaria de Saúde

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da mulher paranaense a UFPR – em parceria com a Secretaria de Saúde do estado e a UTFPR – aproveita o movimento Outubro Rosa, realizado desde 1989 nas grandes capitais de todo o planeta, para lançar o projeto Unidade de Mama.

A Unidade de Mama, que funciona no Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, é única no Paraná e pretende ser um diferencial no tratamento de câncer de mama. Vinícius Budel, oncologista e coordenador do projeto, explica que o que está sendo realizado no HC é de suma importância para a saúde feminina. “As lesões pequenas nas mamas, chamadas de não palpáveis, levam cerca de oito meses para serem tratadas no Sistema Único de Saúde. Com os nossos equipamentos podemos realizar o tratamento completo em um dia”.

Ele afirma que, com o diagnóstico precoce, as lesões não palpáveis podem ser removidas na hora, no centro cirúrgico especialmente montado no HC. “São equipamentos que foram adquiridos ao longo de dez anos e que, agora, funcionam juntos, no mesmo espaço, facilitando o tratamento”, comenta. Além disso, são profissionais bastante capacitados, das mais diversas áreas, aptos a auxiliar no procedimento.

Budel ressalta que a mastologia da UFPR está colhendo os frutos dos trabalhos realizados e que a Unidade de Mama é um avanço para a mulher paranaense e para a rede pública de saúde do estado. “Estamos preparados para o atendimento. Esperamos que, com a campanha, haja uma interação entre o estado e o HC para o envio de pacientes”, destaca.

Foto(s) relacionada(s):


Prédio Histórico da UFPR incorpora campanha Outubro Rosa
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Ana Claudia Cichon