Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Orquestra Filarmônica da UFPR homenageia o compositor Gilberto Mendes

DorothyO segundo concerto de 2016 da Orquestra Filarmônica da UFPR traz uma homenagem ao compositor brasileiro Gilberto Mendes, falecido em 1º de Janeiro deste ano aos 93 anos. A apresentação acontece no Teatro da Reitoria nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com entrada franca. A regência é de Marcio Steuernagel e dos regentes assistentes Rafael Fortaleza e Ingrid Stein, a direção artística é de Harry Crowl.

Um dos signatários do Manifesto Música Nova (1963), que marcou uma maior abertura na produção musical brasileira, Gilberto Mendes é reconhecido internacionalmente pela sua atuação na música aleatória, serial integral, no teatro musical e happening. Mendes também integrou o movimento concretista ao lado de nomes como Décio Pignatari e dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos, sendo referência na música concreta.

O concerto traz também músicas de outros compositores importantes do século XX como Camargo Guarnieri (Concerto para Orquestra de Cordas e Percussão de 1972) e Rodolfo Coelho de Souza (Paisagens Austrais de 1994). E destaque para o Ponteio de 1953 e o Mini Concerto Grosso para orquestra de cordas de 1972 de Cláudio Santoro, que faz um contraponto com a obra de Gilberto Mendes.

O programa traz duas peças de Mendes, o Ponteio de 1955, peça em que o compositor estava ainda sob a influência de Cláudio Santoro, e seguindo a mesma diretriz estética, e a icônica obra Ulysses em Copacabana… Surfando com James Joyce e Dorothy Lamour de 1989 que evidência as mudanças no estilo do compositor com sua “antropofagia musical oswaldiana”. A peça traz fragmentos do hino a Delfos misturados com elementos da música de cinema de Hollywood dos anos 40 além de obras do repertório sinfônico como a Sinfonia Inacabada, de Shubert e Scheherazade, de Rimsky-Korsakov.

Uma terceira apresentação acontece no dia 15 de setembro no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por ocasião do Simpósio Internacional de Música Nova (SIMN). Neste concerto além das obras já colocadas a orquestra apresenta Shams de Tabriz de Luiz Gonçalves, encomendada para o evento.

Serviço

Concerto “1922-2016 Gilberto Mendes no paraíso com Dorothy Lamour”

No Teatro da Reitoria

Data: 31 de agosto e 1º de agosto
Horário: 20h00
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba – PR, 80060-000)

No Simpósio Internacional de Música Nova

Data: 15 de setembro
Horário a confirmar
Local: Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...