Será realizada, no dia 5 de maio, sábado, a primeira oficina do “Tempo na Vida” na UFPR. O evento é destinado a professores dos níveis fundamentais e médio. O projeto patrocinado pelo CNPq é uma iniciativa do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com várias universidades brasileiras, incluindo a UFPR.
O principal objetivo do projeto é a difusão de conceitos da Cronobiologia, ciência que estuda os chamados relógios biológicos. Assim o professor terá conhecimentos para entender porque muitas vezes os alunos do turno da manhã têm dificuldades para prestar atenção nas aulas. De acordo com o coordenador da oficina, professor Fernando Mazzilli Louzada, do Departamento de Fisiologia, os adolescentes têm necessidade de dormir mais do que oito horas diárias. Enquanto isso, há pessoas que dormem bem menos e não apresentam queda de rendimento nem no trabalho e nem nos estudos.
Durante as oficinas, será apresentada uma animação interativa disponível na internet, que levará professores e alunos a conhecerem o cotidiano dos componentes da Família Dias, a partir do qual são abordados conceitos cronobiológicos. Os participantes da oficina também terão acesso a um amplo material de apoio para que possam fazer um trabalho pedagógico nas escolas.
A oficina será realizada das 9 às 13 horas, no Departamento de Fisiologia do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail fisiologia@ufpr.br . Mais informações: 3361-1552.
texto – Amanda Pofahl, estagiária, com orientação de Ana Paula Moraes
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]