A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou os finalistas das suas 30 categorias distribuídas entre o eixo principal — que representa áreas de conhecimento — e o especial, composto pelos prêmios de divulgação científica, tradução e ilustração.
Entre os finalistas aparecem duas obras editadas pela Editora UFPR, além de um livro que tem um docente da instituição como autor.
As obras finalistas editadas pela Editora UFPR são: “Manicômio judiciário: a reclusão disfarçada de cuidado”, de Thiago Bagatin, atualmente professor do curso de Saúde Coletiva da UFPR Litoral, na categoria Psicologia e Psicanálise; e “As mulheres famosas”, com tradução de Adriana Tulio Baggio,na categoria Tradução.
O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também está entre os finalistas com o livro “A Máquina da Natureza: uma perspectiva cronológica da ciência da computação teórica”, classificado na categoria Ciência da Computação.
Este ano em sua segunda edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico busca reconhecer e incentivar autores e obras de conteúdo científico, técnico, profissional e acadêmico. Trata-se de uma variação do Prêmio Jabuti, de distinção literária, entregue pela CBL desde 1958.
Na primeira edição do prêmio, o livro “Pelo prisma rural: ensaios de Literatura Brasileira” (Ed. Unicamp), do professor Fernando Cerisara Gil, do Departamento de Literatura e Linguística (Dellin) da UFPR, levou o jabuti na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários.
Leia mais notícias sobre a UFPR no Jabuti Acadêmico
Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe O projeto de extensão “Se as paredes da UFPR falassem”, […]
Institutos funcionam como redes colaborativas de pesquisa que reúnem os maiores grupos de cientistas e pesquisadores em áreas […]
Foi divulgado o resultado final dos trabalhos que foram aprovados para apresentação na 16ª Semana Integrada de Ensino, […]
Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR aponta que a motivação para compartilhar notícias falsas perpassa […]