Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

OAB Paraná entrega parecer jurídico para demarcação do mar territorial

A OAB Paraná entregou na terça-feira (24) o parecer jurídico sobre a demarcação do mar territorial paranaense ao Movimento Pró-Paraná. O documento final que servirá de base para a bancada paranaense na defesa de nova partilha dos royalties do petróleo do Pré-Sal possui ainda um parecer técnico, elaborado pelo setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e um parecer histórico, feito pela Associação Paranaense de Imprensa. O parecer jurídico foi elaborado pela Comissão de Direito Internacional da Seccional presidida pela advogada Alia Haddad.

O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, destacou o a importância do tema para o estado. “Se não lutarmos com determinação vamos perder o que é nosso. Temos que aproveitar este momento de grande representação do Paraná no âmbito federal. É um momento de união e de luta”, disse.

“O que nós queremos é que os critérios adotados para a partilha dos royalties do petróleo para que não prejudiquem o Paraná por ter uma costa litorânea pequena, assim como o Piaú. Queremos uma divisão correta, com leitura por meio de linhas paralelas, na qual o estado vai ganhar uma situação de privilégio por ser confrontante com as jazidas do Pré-Sal. É o que o Rio de Janeiro defende e recebe. Nós ainda não recebemos, mas vamos defender para receber”, explicou o presidente do Movimento Pró-Paraná, Jonel Chede.

O Secretário de Estado da Fazenda , Luiz Carlos Hauly, classificou a iniciativa como “uma das mais importantes lutas do Paraná”. “Nosso estado é a 5ª economia do País e o 19º estado em receita por habitante. Queremos ver nosso estado prosperar ainda mais. Vamos defender o que é nosso e agora temos todos os elementos para fazer uma campanha nacional sobre esta causa”, sustentou.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, reforçou a importância da união das instituições e entidades de classe do Paraná na defesa da causa. “Temos que ser incisivos em relação a este assunto. Jogamos juntos no mesmo time, é interesse de todos nós”, afirmou.

O evento contou com a presença de representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Mineropar, Conselho Regional de Engenharia e Agricultura (Crea) , do presidente da Associação Paranaense de Imprensa (API), Rafael de Lala.

Informações da Assessoria de Imprensa da OAB Paraná.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...