Núcleo de Design da UFPR participa de exposição sobre sustentabilidade

A mostra que faz parte do Primeiro Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, apresenta alternativas para o reaproveitamento de resíduos no desenvolvimento de novas peças, processos de transformação, e também de sistemas de produto.

O objetivo da exposição é apresentar conceitos de sustentabilidade baseados nas pesquisas realizadas pelo Núcleo. Entre eles estão o projeto Design Certificado, que com móveis e acessórios desenvolvidos por meio de novos processos produtivos e inovações tecnológicas que utilizam resíduos de madeira certificada pelo selo FSC – Forest Stewardship Council. Há também o projeto Kits Do-It-Yourself, que tem como foco o desenvolvimento de Divisória – Mobiliário do tipo faça você mesmo, voltado à habitação de interesse social, e ainda o projeto Vidro, que trabalha com sucata de vidro para a produção de novos produtos usando a técnica de moagem e refundição do material sobre o molde.

O NÚCLEO DE DESIGN – A missão do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR é desenvolver e disseminar conhecimento sobre design sustentável. Por isso, o NDS tem como principal objetivo tornar-se um centro de referência internacional no tema até 2010. As principais atividades incluem: projetos de pesquisa, atividades de extensão para a sociedade e apoio ao aprendizado acadêmico.

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGNM SUSTENTÁVEL – O I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável será realizado em paralelo à I International Symposium on Sustainable Design, de 4 a 6 de setembro em Curitiba. O Simpósio reunirá pesquisadores e pessoas interessadas em promover estilos de vida sustentáveis sob a ótica do design.

Serão realizadas conferências com nomes conhecidos na área como Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, ambos, professores do Politécnico de Milão, na Itália; Jenz Grosshanz, da Köln International School of Design, de Colônia, na Alemanha; Christian Ullmann, consultor de design sustentável atuante no Brasil; Eugênio Andrés Diaz Merino, da Universidade Federal de Santa Catarina; Martin Charter, da University College for the Creative Arts, da Inglaterra; e Arnold Tukker, que dentre uma série de atividades é membro do conselho editorial do ‘Journal for Sustainable Product Design’.

O evento tem a realização da Universidade Federal do Paraná e do Núcleo de Design e Sustentabilidade, em parceria com a Paraná Metrologia, Sistema FIEP e UNINDUS.

Todas as atividades serão realizados no Centro Integrado dos Empresários e

Trabalhadores do Paraná –CIETEP – na Av. Comendador Franco, 1341.

SERVIÇO:

…ENDS Exposição do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR

Dia 4 a 17 de setembro

Local: Shopping Estação, 2º piso

cartaz da exposição e do Seminário

Fonte: ACS