Novos coordenadores tomam posse na PROGRAD

A posse oficializada nessa quarta-feira nomeou como coordenadores os professores Carlos José de Mesquita Siqueira à frente da UIMA – Unidade de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica; Valéria Lüders para o NEG – Núcleo de Ensino de Graduação e Edilomar Leonart para o NEP – Núcleo de Ensino Profissionalizante.

“Estamos dando posse a professores que irão fazer a mudança”, disse o reitor da UFPR Carlos Augusto Moreira Júnior. “O REUNI está aí e representa um grande desafio. No próximo vestibular vamos contemplar 1020 novas vagas e isso não é fácil. Valéria, conte conosco. Edilomar, é com grande alegria que vejo você assumindo este núcleo, não apenas pela sua experiência na Escola Técnica, mas pelo desafio do momento em que o ensino profissionalizante ganha uma nova dimensão com a entrada do IFET e a integração entre Instituto e Escola Técnica. Sobre a UIMA, já há alguns anos a universidade vem estimulando a mobilidade entre nossos estudantes para instituições do Estado, do País e do exterior. A bidiplomação tem mudado bastante a concorrência por alguns cursos. Mas precisamos continuar caminhando, trabalho que agora será coordenado pelo professor Siqueira. Nesta gestão que iniciou em 2002, sempre utilizamos os adjetivos plural, dinâmica e participativa. Agora, acrescento mais um: guerreira.”

Agradecendo à equipe da PROGRAD pela confiança, a nova coordenadora do NEG Valéria Lüders disse que é preciso questionar a real motivação para reduzir os índices de evasão “incluindo e não excluindo”. Refletir sobre aprender e ensinar na diversidade. “O que precisamos fazer é construir e implementar projetos pedagógicos para formar profissionais capazes de aceitar desafios, discutir hipóteses e confrontar com o real. Conto com a participação dos setores e cursos para promover um espaço de discussão visando o aperfeiçoamento do ensino numa universidade como esta.”

“É desafiador e gratificante assumir esta nova coordenação”, disse a professora Edilomar Leonart, agora à frente do NEP. “Gratificante porque mostra que meu trabalho é reconhecido e desafiador porque a educação passa por várias mudanças. Na educação superior está posto o REUNI que tem como uma das demandas a educação profissionalizante. A Escola Técnica vem passando pelo grande desafio de estabilizar uma nova instituição. E no contexto universidade – escola está inserido o NEP. Precisamos incluir a pesquisa e a extensão no ensino profissionalizante e integrar universidade e ensino profissional.”

“Para a gestão 2008 – 2010, queremos institucionalizar as ações já existentes para conhecer melhor a realidade”, comentou o professor Siqueira, citando as ações que já vêm sendo realizadas desde 1996 na área de intercâmbios e que foram incrementadas com o Sistema Integrado de Relações Internacionais da UFPR em 2002. “Também queremos prospectar novos acordos, divulgar a universidade no País e no exterior e buscar uma aproximação com os estudantes que já participam de programas de intercâmbio do Governo Federal. Tudo isso irá fazer com que tenhamos ainda mais competitividade dos nossos estudantes egressos.”

“Na PROGRAD, somos mesmo ‘fazedores’”, enalteceu a Pró-Reitora de Graduação Rosana de Albuquerque Sá Brito. “Conseguimos fazer o PROVAR em apenas seis meses. A proposta original do intercâmbio entre as Federais partiu da UFPR e hoje é adotada pelo MEC como modelo. É um orgulho para nós fazer parte de uma universidade que faz a diferença. Aos professores que chegam para coordenador os núcleos, ofereci trabalho e pedi dedicação e nenhum dos três pestanejou. Na PROGRAD, nos consideramos uma equipe. Uma equipe de defesa dos avanços da instituição. Uma equipe de ‘fazimento’.”

SOBRE OS NOVOS COORDENADORES

Valéria Lüders possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestrado em Educação, na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutorado em Educação, na área de Educação, Ciência e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora da Universidade Federal do Paraná, docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, atuando na disciplina Psicologia da Educação, tem experiência na área de Educação, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica, Psicóloga Escolar e Psicopedagoga Institucional no ensino básico.

Edilomar Leonart possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1986), Especialização em Magistério Superior pela Faculdades Integradas Espírita (1997) e mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2004). Docente da Universidade Federal do Paraná, tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, gerontologia, envelhecimento, nível técnico e cultura.

Carlos José de Mesquita Siqueira possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestrado em Engenharia Mecânica (materiais) pela Universidade Federal de Uberlândia (1988) e Doutorado (materiais) pela Université de Franche Comté França (1993). Professor da Universidade Federal do Paraná, desenvolve pesquisa em temas que envolvem atrito e desgaste em prótese do quadril e em elementos móveis de motores de combustão interna, com ênfase no emprego de filmes de carbono amorfo. Outro tema de interesse é o impacto da redução do enxofre na lubricidade do Diesel.

Cerimônia de posse no Auditório da PROGRAD

Professora Valéria Lüders, NEG