Novo projeto de extensão da UFPR, chamado “Talento sem Fronteiras”, será 100% remoto

09 agosto, 2024
08:10
Por Gabriel Maia
657 Visualizações
Extensão e Cultura

A inovação consiste no fato do projeto ser inteiramente remoto e desenvolvido para atender também aos alunos do turno da noite. O projeto Talento sem Fronteiras faz parte do Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi criado para auxiliar na melhoria das habilidades socioemocionais com o foco no desenvolvimento da carreira profissional.

Além do objetivo de capacitar alunos de graduação e pós-graduação da UFPR, com habilidades em liderança, comunicação eficaz, pensamento crítico, resolução de problemas, criação de portfólio e construção de networking, o projeto visa também o mercado de trabalho atual, impulsionando as carreiras, aumentando a empregabilidade e ajudando a alcançar novos patamares profissionais.

“Nossa abordagem inovadora integra microlearning, podcasts e trabalho em equipe interdisciplinar para desenvolver essas competências essenciais, preparando os alunos não apenas para o mercado de trabalho atual, mas também para um futuro onde essas habilidades serão cada vez mais valorizadas. Além disso, ao oferecer o projeto de forma totalmente remota, estamos garantindo que os alunos, especialmente aqueles que trabalham ou fazem estágio, possam participar de forma flexível, ajustando suas agendas e ainda assim adquirindo as habilidades que o mercado tanto exige.” relata André Bellin Mariano, coordenador do projeto.

Foto: Divulgação

Entenda mais sobre as “habilidades socioemocionais” 

As habilidades socioemocionais, ou soft skills, são competências relacionadas à interação pessoal e ao gerenciamento de emoções, como liderança, comunicação eficaz, empatia, pensamento crítico e resolução de problemas. 

“Estas habilidades são fundamentais não apenas para o sucesso profissional, mas também para o crescimento pessoal. Queremos preparar nossos alunos para se destacarem no mercado de trabalho, onde as soft skills são frequentemente valorizadas quanto às habilidades técnicas.” diz André Mariano.

Segundo estudos da Society for Human Resource Management (SHRM), 89% das falhas de contratação são atribuídas à falta de soft skills, destacando a importância dessas competências para o sucesso no ambiente de trabalho​. Portanto as empresas procuram cada vez mais candidatos que possam colaborar de forma eficaz, resolver problemas complexos e se adaptar rapidamente a novas situações.

O prazo de inscrições para o projeto vai até o dia 08 de setembro através deste formulário.

As atividades começam dia 09 de setembro, e finalizam em 20 dezembro.

Acompanhe o Instagram do projeto para mais informações.

Sugestões

03 dezembro, 2024

Na última sexta-feira (29), ocorreu o encerramento da 15ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da […]

03 dezembro, 2024

O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar […]

03 dezembro, 2024

Na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a […]

02 dezembro, 2024

Nesta segunda-feira (02), foi assinado o convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do […]