Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novidade da Siepe 2019, encontro destacará trabalhos sobre inclusão e diversidade; inscrições até 21/5

O principal evento de apresentação de trabalhos acadêmicos da UFPR, a Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), abraçou para 2019 o propósito de mostrar como a pesquisa e a extensão da universidade se conectam aos temas diversidade e inclusão. O 1.º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe) foi criado para destacar trabalhos de alunos da graduação na área. A curadoria dos trabalhos, que devem ser inscritos até terça-feira (21), está a cargo da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).

O encontro deve contar com cerca de 80 trabalhos. O número equivale aos bolsistas que a UFPR mantém por meio do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis), viabilizado por um convênio com a Fundação Araucária. O programa tem o intuito de subsidiar trabalhos que tratem de temas sociais, mas também que atuem para inserir os estudantes na ciência e na extensão. Para ser bolsista, o estudante precisa ter ingressado na UFPR por política afirmativa. No caso desses bolsistas, a inscrição no Edispe é obrigatória.

Trabalhos do Nupra, grupo de estudantes de graduação do Setor de Tecnologia, estão entre os que serão apresentados no 1.º Edispe. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR, 15/5/2018

A ideia é que o Edispe englobe a produção de conhecimento sobre os assuntos de atuação da Sipad. Com isso, são esperados trabalhos que abordem questões relacionadas a pessoas com deficiência, surdos, indígenas, quilombolas, povos do campo e de comunidades tradicionais, negros, gênero e diversidade sexual, migrantes, refugiados e apátridas.

Histórico

De acordo o professor Paulo Vinicius Baptista, da Sipad, o Edispe é inspirado em uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), que entre 2006 e 2017 fez um encontro anual para apresentação de trabalhos de bolsistas do Pibis. “O Edispe é, em uma certa medida, uma novidade e uma continuidade, porque é uma estreia dentro da Siepe de um evento que existia em outro espaço”, conta.

Baptista avalia que um ponto interessante dessa iniciativa é o fato de que, apesar de os temas dos trabalhos (em inclusão e diversidade) serem determinantes para a inscrição, o Edispe deve também reunir alunos que representam minorias. “Pela experiência anterior, percebemos essa curiosidade: a gente foca na temática, mas acaba atingindo os sujeitos”.

Dessa forma, Baptista adianta que o Edispe deve ser o encontro da Siepe com mais diversidade também entre os apresentadores dos trabalhos, com a presença já confirmada de estudantes cegos, surdos, indígenas e negros.

Produção

Entre os trabalhos que devem ser apresentados no Edispe estão os desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia (Nupra) da UFPR, inaugurado há um ano. O grupo foi constituído por iniciativa dos alunos das graduações do setor — engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Física, entre outros –, que viram a necessidade de um centro para discussão de temas relacionados a questões raciais no Campus Politécnico, em Curitiba.

Também propostos pelos alunos, os trabalhos seguem três vertentes principais: ações afirmativas e UFPR; questões de gênero e raça na universidade; e contribuições da África e a diáspora para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Para Rosa Amalia Espejo Trigo, pesquisadora do Neab que atua no Nupra, o Edispe deve ajudar no enriquecimento dos alunos na troca de ideias e pelo debate. “Também com essas iniciativas se promove o fortalecimento de suas identidades como alunos negros na universidade, o que é muito importante para seu processo de inserção e desenvolvimento”, afirma.

Também pesquisadora do Neab, Thaís Carvalho concorda que o encontro deve permitir visibilidade a questões abordadas pelos projetos. “Possibilitará a ampliação e aprofundamento das discussões”, avalia.

Thaís faz parte do projeto “Discurso e Relações raciais”, que desenvolve resenhas e biografias de autores e obras de literatura infantil que abordam cultura e história africana e afro-brasileira. O projeto reúne alunos de Pedagogia, Psicologia e Ciências Sociais e possui parcerias com núcleos de pesquisa de universidades brasileiras, europeias, africanas e norte-americanas.

SERVIÇO
1.º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe)
Data: 24 a 26/9 em Curitiba; e 1.º a 3/10 em Palotina
Inscrições pelo site da Siepe 2019 (acesse aqui)
Mais informações pelo e-mail edispe@ufpr.br

Conheça as mudanças implementadas pela UFPR em 2019 para manter os eventos tradicionais do segundo semestre aqui e aqui

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...