Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Eventos tradicionais do 2.º semestre na UFPR, Feira de Profissões, Feira do Livro e Siepe terão mudanças em 2019

Aviso: o texto foi atualizado às 14h55 do dia 24 de julho de 2019 para alteração do período de realização da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) 2019 na UFPR, que será de 24 a 26 de setembro, conforme novo calendário acadêmico (Resolução nº 02/19-Cepe, de 14 de junho de 2019).

A reunião do Fórum Permanente de Coordenadores de Curso da UFPR, realizada nesta terça-feira (2) no Campus Botânico, teve como pauta a discussão sobre mudanças que serão implementadas na edição de 2019 de eventos tradicionalmente realizados no segundo semestre: Feira de Cursos e Profissões, Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e Feira do Livro da Editora UFPR. A UFPR terá uma Feira de Cursos e Profissões menor neste ano no Complexo Piraquara. Também reunirá em um só evento, chamado de Festival UFPR, a Siepe 2019 e a Feira do Livro.

As mudanças têm como objetivo principal a redução de custos necessária para a manutenção dos eventos frente ao bloqueio de recursos do orçamento discricionário da universidade, ocorrido no fim de abril. Por outro lado, o formato pensado para o Festival UFPR também pretende criar oportunidade para que a instituição informe melhor a sociedade sobre sua atuação em ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Coordenadores dos cursos de graduação da UFPR foram informados pelo reitor Ricardo Marcelo sobre as alterações nos eventos tradicionais do segundo semestre de 2019. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR

Por conta disso, o festival deverá ser realizado nos campi centrais de Curitiba (Reitoria, Santos Andrade e Rebouças). “Nossa intenção é atrair a maior participação possível da comunidade externa”, explicou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que apresentou os novos planos aos coordenadores de curso e ouviu dúvidas e sugestões.

Fonseca informou que a manutenção dos eventos, mesmo que em formatos bem menores, foi considerada relevante devido à função desempenhada por eles. A Feira de Cursos e Profissões (chamada UFPR: Cursos e Profissões) tem reflexos especialmente na divulgação do ensino da universidade, que se verificam em mais procura no vestibular e, no futuro, em menos evasão.

Já a Siepe e a Feira do Livro são eventos em que a universidade compartilha suas ações com a sociedade, bem como presta contas a entidades de fomento — algumas formas de financiamento até preveem essa contrapartida.

Cursos e Profissões

A feira, que ocorrerá em agosto, teve orçamento reduzido pela metade. Com isso, a área de estandes diminuiu 30%. Houve ainda corte expressivo no material de divulgação, como camisetas e folders (que serão totalmente substituídos por material digital).

Neste ano, além da edição em Curitiba (nos dias 22 a 25), a feira contará com uma edição no campus da UFPR em Jandaia do Sul (nos dias 8 e 9). Apesar de a universidade ter mantido o plano de levar a feira para os campi avançados de forma cíclica, abrangendo as escolas do interior do Paraná, essa iniciativa também precisou ser reformulada. Um exemplo disso: os cursos de graduação de Curitiba serão representados por seus setores, não individualmente.

Em 2018, a UFPR Cursos e Profissões recebeu cerca de 128 mil visitantes em quatro dias — número recorde da feira. “É o evento com maior interface entre a universidade e a comunidade, que impacta em muita gente, de fato. Por isso devemos mantê-lo, porque é importante e bem sucedido”, avaliou Ricardo Marcelo.

Festival UFPR

Com o nome provisório de Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, o evento que reunirá a Siepe e a Feira do Livro deverá ocorrer entre os dias 24 e 26 de setembro em Curitiba.

Em sua 11.ª edição, a Siepe é o principal evento acadêmico da UFPR e é composto por encontros temáticos, dentro dos quais são realizadas bancas de apresentação de trabalhos de graduação. Os encontros abrangem trabalhos de iniciação científica, extensão, atividades formativas e, a partir de 2019, que tratam de inclusão e diversidade. Em 2018, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados e cerca de 10,5 mil participantes.

Por sua vez, a Feira do Livro ocorre há 17 anos na Praça Santos Andrade. O evento conjuga feira de livros com apresentações culturais e, nos últimos anos, tem sido realizada com a Semana Literária Sesc.

A ideia do festival é integrar nesses espaços exemplos das diversas atuações da UFPR. “O evento será pensado para interagir com a comunidade, mostrar a ela o que a universidade faz”, avaliou Ricardo Marcelo. “O festival será uma oportunidade imensa de repetir, de forma eloquente, aquele que é o único ponto positivo do momento atual por que passam as universidades, que é a visibilidade para elas mostrarem o que fazem”.

Leia notícias sobre a Feira de Cursos e Profissões aqui

Veja nossas matérias sobre a Siepe neste link

Informe-se sobre a Feira do Livro aqui

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...