Novas instalações para o projeto Fibra

O projeto foi transferido para o espaço do antigo Restaurante Universitário do Centro Politécnico.

O Fibra existe desde 1998 e visa aproximar a UFPR dos alunos do ensino médio, com divulgação da ciência diferente da sala de aula com experimentos relativos ao dia a dia.

O projeto surgiu através de um curso de extensão promovido pelos professores do Departamento de Física voltado para professores da rede pública. Depois do curso, a procura foi grande e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura propôs que a iniciativa transformasse em projeto de extensão.

O Fibra já recebeu 30 mil alunos, a maioria da rede pública de ensino. A visita dura aproximadamente duas horas. Os alunos são divididos em grupos e fazem um tour pelos experimentos da sala, adquirindo conceitos da Física nas áreas de mecânica, calor, ondas, elétrica, ótica, magnetismo, roldanas, pressão, dilatação etc.

Quando o experimento não se relaciona ao cotidiano, tem a ver com o que se vê nos livros. O professor coordenador do projeto Irineu Mazzaro afirma que não há a intenção de substituir as aulas dos professores. “É uma atividade divulgadora e incentivadora que mostra a física de forma atraente e divertida”, afirma.

“Uma outra vertente do projeto é o treinamento dos alunos monitores”, diz Mazzaro. Para ele, os profissionais que participam do Fibra vão se tornar professores diferentes. Atualmente, são 10 bolsistas e um voluntário que ministram as apresentações aos alunos do ensino médio.

O novo local do projeto oferece uma melhor estrutura para o projeto. Antes, a estrutura estava em salas de aula e precisava ser montada e desmontada periodicamente. Agora, o local é fixo e o equipamento está sempre disponível. o que possibilita plantão de monitores durante toda semana. Assim, haverá mais apresentações.

Além disso, com 300 metros quadrados, o espaço possibilita um maior leque de experimentos. A disposição dos experimentos também ficou mais dinâmica: ao invés do antigo formato em U, as experiências estão dispostas em mesas e os alunos podem visualizá-las melhor.

Para visitar o projeto Fibra, os professores devem entrar em contato pelo telefone 3361.3407 (em breve esse número mudará para o telefone do novo local) ou pelo email fibra@fisica.ufpr.br.

Alunos do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva
Foto: Arquivo Fibra

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)