Imagem Padrão

Nova universidade lançará dez cátedras até dezembro

25 agosto, 2009
00:00
Por

Vinculadas ao recém-criado Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), as cátedras funcionarão em sete blocos, reunidos por áreas afins, já a partir do próximo dia 31 de agosto. Cada uma delas terá como patrono uma personalidade de referência latino-americana, associada simbolicamente a uma área do saber, e, como fundador, um especialista de alto prestígio acadêmico e científico.

São convidados a participar das cátedras professores e estudantes de pós-graduação de universidades latino-americanas. Os interessados devem encaminhar seus currículos para o e-mail unila@mec.gov.br.

Os seminários terão a duração de uma semana e os alunos de pós-graduação terão direito a créditos acadêmicos reconhecidos em seus currículos, por diploma expedido pela UFPR (um crédito por 15 horas de cátedra).

Os fundadores das cátedras terão a atribuição de realizar reuniões com professores e alunos identificados com as áreas de conhecimento para orientar atividades de pesquisa e ensino de pós-graduação.

Professores visitantes

A Unila iniciou o processo de contratação de 30 professores visitantes —20 brasileiros e dez dos demais países da América Latina. O contrato será por prazo determinado, de seis meses a um ano.

A realização de concurso público só poderá ser feita após a aprovação definitiva do projeto de criação da Unila, que já passou pela Câmara dos Deputados mas ainda tramita no Senado.

Há vagas para professor visitante em 22 diferentes áreas de atuação [lista abaixo]. Os candidatos devem ser doutores nas respectivas áreas. Os brasileiros ainda precisam ser aposentados de instituições federais de ensino superior ou de instituições públicas não federais. Os estrangeiros podem ou não estar ativos em suas instituições.

Na condição de tutora da Unila, a UFPR viabilizará as contratações. A seleção ocorrerá por meio de avaliação curricular. Os interessados devem enviar seus currículos, até a próxima segunda-feira (31/8), também para o e-mail unila@mec.gov.br.

As aulas dos primeiros cursos de graduação devem começar em março de 2010.

Programação das cátedras latino-americanas do Imea

2º semestre de 2009

Bloco I

De 31 de agosto a 05 de setembro

1 – Ciência, Tecnologia, Inovação e Inclusão Social – Patrono: Amilcar Herrera (Argentina) – Fundador: Hebe Vessuri – Pesquisadora sênior do Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (IVIC).

Bloco II

De 14 a 19 de setembro

2 – Economia e Desenvolvimento – Patrono:Celso Furtado (Brasil)– Fundador: Aldo Ferrer – Economista e Professor Emérito da Universidad de Buenos Aires (UBA).

Bloco III

De 21 a 26 setembro

3 – Educação Superior Comparada – Patrono: Andrés Bello (Venezuela) – Fundador:Carmen Guadilla – Doutora Université Renée Descartes, Pesquisadora Sênior (CENDES) – Universidad Central de Venezuela.

4 – Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar – Patrono: Octavio Ianni (Brasil)– Fundador: Jacques Chonchol – Doutor em Agronomia Université de Paris; Professor da Emérito da Nouvelle Sorbonne e ex-diretor de l´ Institut des Hautes Études de l´Amérique Latine.

Bloco IV

De 19 a 24 outubro 2009

5 – Integração e Identidade Latino-Americana – Patrono: Francisco Bilbao (Chile)– Fundador: Miguel Rojas Mix -Doutor Universidades de Colônia e de Paris; Ex-diretor Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (CEXECI) – Espanha.

Bloco V

De 03 a 07 novembro 2009

6 – Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Patrono: Josué de Castro(Brasil) – Fundador: Ignacy Sachs – Doutor em Economia Universidade de Delhi e Escola Central de Planificação e Estatística de Varsóvia; Professor de l´Ècole des Hautes Études de Paris (EHESS).

Bloco VI

De 23 a 28 novembro 2009

7 – Literatura Latino-Americana – Patrono: Augusto Roa Bastos

(Paraguai) – Fundador: Flávio Loureiro Chaves – Doutor Literatura USP, Professor aposentado Literatura e Coordenador do Programa de Mestrado em Letras na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

8 – Saúde Pública na América Latina – Patrono: Eugênio de Santa Cruz y Espejo(Equador) – Fundador: Maria Isabel Rodriguez – Professora de Medicina e Ex-reitora Universidad de El Salvador; Ministra de Salud Pública y Asistencia Social de El Salvador.

Bloco VII

De 30 novembro a 05 dezembro 2009

9 – Ciências Físicas e as Novas Fronteiras Tecnológicas – Patrono: Juan José Giambiagi (Argentina) – Fundador: Celso Pinto de Melo -Professor titular de Física Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

10 – Ciências da Vida: evolução e biodiversidade – Patrono: Crodowaldo Pavan (Brasil) – Fundador: Francisco Salzano – Pesquisador sênior de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

As 22 diferentes áreas de atuação nas quais há vagas para professor visitante na Unila

História
Geografia
Antropologia
Letras – Intercultural
Letras – Literatura
Letras – Português/Espanhol
Artes
Comunicação
Relações Internacionais
Planejamento e Gestão da Educação
Educação Superior Comparada
Sociologia Rural
Agronomia
Ciência Política
Economia
Biologia
Ecologia
Engenharias Macro e Sistemas
Química
Física
Saúde Coletiva
Matemática

Foto(s) relacionada(s):


O coordenador da comissão de implantação da Unila, Helgio Trindade, durante debate em Foz do Iguaçu
Foto: Arquivo Itaipu

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira [com informações da CI/Unila]

Sugestões

05 agosto, 2026

Maior hospital público do Paraná é referência no atendimento aos pacientes e no ensino de estudantes da área […]

05 agosto, 2026

Restaurantes terão programação especial para comemoração do aniversário; de estudantes a servidores e terceirizados, RU marca rotinas e trajetórias  A […]

04 agosto, 2026

Evento reúne mais de 20 editoras, descontos a partir de 30% e programação gratuita, atraindo estudantes, pesquisadores e […]

04 agosto, 2026

A UFPR recebe neste mês a exposição “Memória Viva, Brasileiros no Japão” , que chega a Curitiba poucos […]