Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza testes de Covid-19 em assintomáticos no dia 09/02; veja como participar

Na próxima terça-feira, dia 09 de fevereiro, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizarão o oitavo mutirão de testes com pessoas assintomáticas para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A equipe disponibilizará 1700 testes, exclusivamente para a comunidade da UFPR (estudantes, técnicos, docentes e familiares em primeiro grau ou coabitantes), sem sintomas. Os interessados devem agendar o horário de atendimento previamente neste formulário.

As coletas ocorrerão no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 18h. No momento da coleta, os participantes deverão estar com documento com número de CPF e levar uma caneta, para assinar o termo de consentimento.

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva (veja o vídeo abaixo). Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

O mutirão faz parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), com apoio da Direção do SCB, que visa identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença e a contaminação de outras pessoas. Cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Este será o terceiro mutirão de testagem de pessoas assintomáticas em 2021. Na primeira testagem, os pesquisadores da UFPR identificaram 1,4% de indivíduos infectados com o novo coronavírus. Já no mutirão realizado em 26 de janeiro, apenas 0,81% indicaram resultado positivo. Os dados comprovam a importância do distanciamento social.

A equipe também recruta voluntários para auxiliar no mutirão de coleta. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de graduação e de pós-graduação da UFPR, independente da formação, com idade entre 18 e 59 anos, que se autodeclararem em boas condições de saúde, tenham interesse e disponibilidade. As inscrições para os voluntários estão abertas neste formulário.

SERVIÇO
Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas
Público-alvo: estudantes, técnicos e docentes da UFPR, familiares em primeiro grau ou coabitantes
Quando: 09/02/2021, das 08 às 18h
Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas)
Link para agendamento: http://bit.ly/covid0902

 

 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus


Crédito da imagem em destaque: André Filgueira

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...