Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de ações de combate ao coronavírus em parceria com o Governo do Estado

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, uma proposta da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). 

Desde o início da pandemia, estudantes da área de saúde e profissionais recém-formados auxiliaem atividades no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e no Departamento Penitenciário (Depen). Nos últimos dias, a parceria foi ampliada e agora estão também no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). 

A seleção e o financiamento das bolsas ficam a cargo da Setida Fundação Araucária, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Itaipu Binacional. A orientação dos trabalhos é feita por professores da UFPR. 

Na última terça-feira, dia 25, o superintendente da Seti Aldo Bona acompanhou as atividades de bolsistas que estão no CHT e no Lacen. “Pudemos constatar a satisfação dos gestores e também dos nossos bolsistas, que estão atuando em suas áreas e aperfeiçoando o seu processo de formação”, destacou Bona. 

Equipe da UFPR recebe o Superintendente Aldo Bona no CHT. O hospital possui mais de 140 leitos destinados aos pacientes do Covid-19 e é o local com maior entrada de casos graves da doença em Curitiba. Foto: Divulgação

 

De acordo com a professora do Departamento de Pediatria da UFPR e coordenadora do projeto, Cristina de Oliveira Rodrigues, o trabalho é uma oportunidade para os bolsistas adquirirem experiência profissional: “Percebo que eles são bastante jovens e vêm com o interesse também de realizar pesquisas. É um meio de colaborar com a formação de pessoas altamente especializadas”. NCHT, 39 bolsistadesse projeto contribuem para o combate da pandemia. Já no Lacen, 13 bolsistas auxiliam no diagnóstico dos casos de Covid-19. 

Nos últimos quatro meses, o investimento total no projeto de chegou a R$ 14,5 milhões. As atividades envolvem professores e bolsistas da área de saúde da UFPR e de outras sete universidades estaduais. Nos próximos dias, o convênio com a Seti será ampliado. Estão previstas novas ações orientadas pela UFPR junto ao Instituto Médico Legal (IML)  

Com informações da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná 

 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...