Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança programa de promoção da convivência familiar para apoio em isolamento social

O “#DIGAemCasa” é um programa do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para apoiar educadores, pais e pessoas que cuidam de crianças no desafio para aprender e conviver. A ideia é disponibilizar gratuitamente materiais e oficinas online para harmonizar o convívio durante o período de isolamento social. Os recursos foram pensados com ênfase ao acesso em casas com ou sem acesso a recursos digitais. Para receber os materiais, é necessário se registrar no programa neste link.

Bianca Nicz, consultora de pesquisa do Diga, psicóloga e doutoranda em Educação pela UFPR, explica que o programa ajuda não só as crianças, mas também os adultos. “A proposta é ajudá-los na resolução de conflitos da maneira mais pacífica possível. O objetivo é transformar os contextos que a criança está inserida: seja na escola, na rua, e, nesse momento, em casa”.

Ainda segundo a consultora, o programa busca capacitar pessoas para resolver questões conflituosas. “O objetivo é fazer com que cada um tenha noção do seu papel e de sua contribuição dentro dessa comunidade, além de formar pessoas que desenvolvam consciência pró-social”.

Coordenador do projeto e professor do Setor de Educação, Josafá Moreira ressalta que o programa enfatiza a promoção da responsabilidade social, que envolve empatia, inclusão e entender as necessidades dos outros e as consequências das suas ações. “Não adianta olharmos apenas os benefícios individuais, porque nossas ações têm impacto coletivo. Importante é travar um diálogo com a comunidade. O ‘#DIGAemCasa’ nasce desse diálogo e como expressão de um compromisso de uma universidade que usa seu conhecimento e suas habilidades para o bem da sociedade”, diz.

O Diga

O “#DIGAemCasa” é uma extensão do programa Diga. A iniciativa da UFPR começou em 2019, com o objetivo de desenvolver uma linguagem comum na escola e na comunidade sobre como lidar com conflitos, capacitar profissionais para utilizar estratégias de aprendizagem socioemocional e melhoria da convivência, além de promover melhores relações entre estudantes, profissionais e famílias.

O Diga é a adaptação brasileira do programa WITS, desenvolvido no Canadá. A sigla Diga busca orientar sobre ações para alcançar a proposta do programa: Dialogue, Ignore, Ganhe distância, Ache ajuda. Ao todo, 60 escolas de Curitiba e região metropolitana foram selecionadas para testar a eficácia do programa. A equipe procura novas parcerias para ampliar a disponibilidade de recursos para mais escolas do Brasil. Para saber mais sobre o Diga, clique aqui.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Por Breno Antunes da Luz
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...