Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR define calendário letivo de 2021

A Universidade Federal do Paraná aprovou nesta segunda feira (16) o plano de adequação do calendário acadêmico – afetado pela pandemia da Covid 19 – ao calendário civil. A resolução foi votada em sessão remota do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Pela proposta, o início do primeiro semestre do ano letivo de 2021 será no dia 20 de setembro. O início poderá ser de forma remota ou híbrida, conforme a realidade local setorial e a posição do colegiado de cada curso, que tem autonomia para determinar a necessidade de atividades laboratoriais, em conformidade com as regras de biossegurança, como orienta a resolução nº 22/21-Cepe.

A professora Maria Josele Bucco Coelho, pró-reitora de Graduação e Educação Profissional (Prograd), explica que a comunidade universitária convergiu para a aprovação de um calendário único. “Foi um processo de diálogo muito intenso, com forte preocupação de acolher os anseios da comunidade acadêmica e também proporcionar qualidade de ensino para todos os cursos”. Além da adequação do calendário, os debates consideraram as entradas de calouros, períodos de exames finais, lançamento de notas e matrículas.

Pelo novo calendário, o primeiro semestre letivo de 2021 será de 20 de setembro a 18 de dezembro. O período de recesso será em janeiro de 2022. O segundo semestre de 2021 começa em 31 de janeiro de 2022, com término em 07 de maio de 2022. Segundo a pró-reitora, as datas contemplam os anseios de de estudantes e do fórum de coordenadores de curso, em relação ao número de semanas necessárias para integralização dos dois semestres.

Já o curso de Medicina, que sempre teve um calendário especial dentro da Instituição, continuará com uma programação de 18 semanas. Tanto no campus de Curitiba, quanto em Toledo, o primeiro semestre de 2021 de Medicina será de 20 de setembro de 2021 a 05 de fevereiro de 2022. O segundo semestre de 2021 será de 28 de fevereiro a 02 de julho de 2022. Para cursos com muitas disciplinas práticas represadas, a Prograd abriu a possibilidade de adesão ao calendário de 18 semanas, com proposição e aprovação dentro de cada setor.

Em breve, a Prograd publicará as instruções normativas com as especificações de outras datas do calendário acadêmico.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus


Imagem de destaque: Jagrit Parajuli por Pixabay

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...